Mais de mil automóveis foram incendiados em Paris na passagem de ano. Este número representa um aumento frente aos 935 do ano passado, segundo informações do Ministério do Interior francês.
De acordo com um comunicado do órgão, as autoridades francesas registraram a destruição de 1.031 automóveis, mais 100 que no ano passado, mas menos que os incendiados em 2012 (1.193) e em 2013 (1.067).
Segundo a revista portuguesa Sábado, o número de carros destruídos foi alvo de discussão política com o governo francês sendo acusado de tentar esconder os números reais, indicando o número de carros incendiados, 650, e não incluindo os veículos queimados quando o fogo se alastrou.
Gerard Collomb, ministro francês do Interior, considerou que a passagem de ano decorreu “sem grandes problemas”. Na mesma noite, foram detidas 510 pessoas por distúrbios ocorridos durante as celebrações, representando um aumento ligeiro em relação ao ano passado.
Os carros incendiados se tornaram um clássico na passagem de ano. Desde os anos 90, a destruição de automóveis passou a ser comum durante as celebrações francesas de ano novo, tendo iniciado nos bairros mais pobres das grandes cidades. As autoridades têm tentado reduzir o número de incidências, apesar do aumento de registros.
Emmanuel Macron, presidente francês, garantiu no Twitter que os culpados que “de forma covarde atacaram agentes da polícia que faziam o seu dever” serão encontrados e presos. Durante as operações policiais, oito agentes ficaram feridos.
Ciberia // ZAP