Neste domingo (7), dezenas de atrizes se vestiram de preto para desfilarem na tapete vermelho da 75ª edição da premiação Globo de Ouro. O objetivo foi chamar a atenção para o assédio sexual.
Nos últimos tempos, foram inúmeras as denúncias de casos de assédio sexual que se multiplicaram. Em solidariedade com a iniciativa Time’s Up, que quer chamar a atenção para o assédio sexual de que as mulheres são alvo nesta e em outras indústrias, dezenas de atrizes e alguns atores, se vestiram de preto.
A iniciativa Time’s Up inclui um fundo de 10 milhões de dólares em donativos, que irá servir para ajudar legalmente as mulheres financeiramente mais desfavorecidas. Na sessão de gala, alguns dos atores mostraram um broche nos ternos de apoio à campanha.
Esta é a primeira cerimônia de prêmios da indústria de cinema de Hollywood após o afastamento do produtor Harvey Weinstein, um dos mais conhecidos produtores do cinema mundial, afastado da indústria depois de ter sido denunciado por abusos contra mulheres.
Do cinema à política, dezenas de outros nomes foram denunciados por comportamentos idênticos. Também a hashtag #MeToo marcou o ano de 2017, ao ser usada milhões de vezes por todo o mundo para mostrar a magnitude do assédio sexual.
Segundo o Público, a expectativa em torno da cerimônia de entrega dos Globos de Ouro 2018 era elevada. Se o preto já era tradição nos ternos masculinos, desta vez o negro pautou também as escolhas de vestuário feminino, em luta contra o assédio sexual.
A noite ficou também marcada pelo discurso de Oprah Winfrey, que aproveitou a cerimônia para anunciar o que diz ser o fim do tempo dos homens poderosos.
Ciberia // ZAP