Por muito tempo, o assédio sexua era apenas uma abordagem tida como ‘galanteio’ e um tipo de investida considerada ‘coisa de homem’ ao qual as mulheres precisavam se defender com ‘jogo de cintura’. Aos poucos, porém, o mundo se transformou e as pessoas passaram a entender que se trata de uma violência que não pode acontecer e que deve ser denunciada.
No entanto, mesmo sendo o assédio ainda uma situação bastante corriqueira na vida das mulheres, muitas vezes ele acontece de forma despercebida. Para provar a questão e denunciar a violência sexual contra mulheres, a RedeTV! fez uma campanha bastante criativa colocando atores para encenar casos de assédio.
Ao longo da programação de uma semana da emissora, cenas de assédio foram inseridas em segundo plano durante as transmissões ao vivo. Fazendo o papel de colegas de trabalho, homens passam a mão nas mulheres e forçam uma aproximação íntima demais, aparentemente sem o consentimento delas.
De acordo com a emissora, nenhum telespectador reparou no assédio que acontecia na tela e, assim sendo, não fez nenhum comentário ou denúncia. Confira:
Ciberia // Hypeness
Entendo que o homem está sendo muito criminalizado. O assédio existe em ambos os lados, embora, acredito, que pela iniciativa feminina seja em menor quantidade. Tem muitas mulheres que usam as denominações criminosas em proveito próprio. Existem vários casos, inclusive acusações de pedofilia, denunciadas pela mulher para impor condenação ou adquirir vantagem de homens. É só assistir as senas de reprodução da criminalidade nos Estados Unidos.
Quando eu tinha 22 anos, estava trabalhando em uma empresa e a secretária do departamento trabalhava em minha frente. A mesa da secretária não tinha o anteparo que impedisse a visão de suas pernas. A secretária tinha o hábito de manter as pernas escancaradas, talvez pelo calor ou para provocação. Um dia ela me acusou de estar olhando as suas entre coxas. Eu era novo no trabalho e fiquei muito incomodado com a conduta da secretária, além de que, não estava olhando para as partes intimas que ela queria mostrar.
Isto é acusação de assédio sexual para aparecer diante dos colegas e da chefia como a pessoa mais atraente do mundo.
Vamos combater os assédios com iniciativas de ambos os lados, mas não se deve criminalizar o homem, somente por ser homem, para sempre se fazer de vítima e opressora.