A marca de roupa sueca causou indignação nas redes sociais por usar uma criança negra para expor um moletom com a frase “o macaco mais legal da selva”. Entretanto, a H&M já retirou a imagem do site e pediu desculpas pelo incidente.
Em causa está a campanha de uma blusa da coleção para crianças, com a frase o “macaco mais legal da selva”, vestida por um modelo infantil negro. A mesma peça também tinha outra opção, na qual lê-se “especialista em sobrevivência”, mas vestida por uma criança branca.
A polêmica fotografia chegou às redes sociais através da blogger Stephanie Yeboa: “De quem foi a ideia na H&M de fazer este doce menino negro usar uma blusa com esta frase?”, questionou. O tuíte foi compartilhado mais de 15 mil vezes em menos de um dia.
Como seria de se esperar, a imagem começou a ser amplamente compartilhada e criticada não só por anônimos, mas por outras figuras conhecidas. Um desses casos foi o colunista do New York Times, Charles M. Blow: “H&M, vocês perderam a cabeça?”.
Ao Verne, site do El País, a marca sueca confirmou ter retirado a fotografia de todos os seus canais de comunicação e pediu desculpas a todos aqueles que se sentiram ofendidos. Atualmente, a peça ainda está disponível para venda no site, mas a imagem foi alterada para uma na qual apenas se vê a referida blusa.
Em comunicado enviado ao Diário de Notícias, a empresa também esclareceu que a imagem “foi removida de todos os canais H&M” e pediu “desculpa a todas as pessoas que possam ter se sentido ofendidas”.
Mais tarde, a blogger britânica contou que, depois da polêmica, uma série de homens brancos vieram defender a marca, dizendo que não havia nada de mal na imagem, e, além disso, começou também a receber insultos como “estúpida” e “gorda”.
Entretanto, o cantor The Weeknd também anunciou que não vai mais trabalhar com a marca, com quem mantinha colaboração. “Acordei esta manhã chocado e envergonhado com esta foto. Estou profundamente ofendido e não vou trabalhar mais com a H&M”, escreveu no Twitter.
Ciberia // ZAP