Terço gigante parecido com obra brasileira gera polêmica em Portugal

Um terço gigante, obra assinada pela artista portuguesa Joana Vasconcelos, foi inaugurado na terça-feira (2), no Santuário de Fátima (130km de Lisboa). No entanto, a obra está gerando polêmica do outro lado do Atlântico. Isto porque há outro terço de grandes dimensões do lado de cá, no Brasil, e há quem acuse a artista plástica portuguesa de plágio.

Intitulada “A Suspensão”, a obra de Joana Vasconcelos foi inaugurada à entrada da Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, para as comemorações do Centenário das Aparições.

O terço gigante, feito de contas brancas, tem 26 metros, cerca de 500 quilos e será iluminado pela primeira vez no próximo dia 12 de maio quando o Papa Francisco chegar ao Santuário.

Mas a obra está sendo notícia também, pela sua semelhança com outro terço gigante que existe no Brasil e que foi exibido pela primeira vez em 1998, em Vila Velha, no estado de Espírito Santo.

Joana Vasconcelos recusa quaisquer comparações, notando ao jornal português Observador que “desconhecia” o terço brasileiro e que os dois exemplares “não têm nada a ver um com o outro”.

“Aquilo é um terço pequenérrimo feito de esferovite“, salienta a artista plástica.

“Eu, por exemplo, já fiz uma obra que é um sapato, mas vários outros artistas já representaram o sapato. Ou, por exemplo, um carro, que é uma figura já interpretada por vários artistas. Neste caso, é um terço e há vários artistas a representar terços”, destaca a artista.

Apesar das explicações da artista, as redes sociais ainda não pararam de falar da obra de Joana Vasconcelos e não necessariamente pelos melhores motivos.

Para Joana Vasconcelos, é evidente que seu terço é especial e único, devido à “integração no espaço” e porque “ilumina à noite, com uma luz fluorescente, que é típica das estátuas da Nossa Senhora em Portugal”, explica ao Observador.

Já em declarações a outro jornal português, o Público, a artista plástica nota que sua obra “não é uma coisa pendurada entre duas palmeiras”, em alusão ao terço gigante brasileiro que fica suspenso entre duas árvores junto ao Convento da Penha.

O terço brasileiro é feito de raiz todos os anos, sendo colocado naquele local na época da Festa de Nossa Senhora da Penha, conforme nota O Globo.

O objeto virou uma tradição na localidade brasileira desde 1998, quando o médico Osmar Sales teve a ideia de fabricá-lo pela primeira vez. Todos os anos, este médico e um grupo de voluntários fazem o terço e também financiam o projeto, contando ainda com doações.

Em 2017, o terço foi erguido ao lado do Convento da Penha em 15 de abril passado, sendo confeccionado por bolas de isopor recicladas, flores de EVA, seis mil pérolas e arames de ferro, com um peso de cerca de 30 quilos.

A obra de Joana Vasconcelos tem mais de 500 quilos e deverá ficar em Fátima a título permanente, tendo sido construída com resina de polietileno e iluminação LED.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …