A fotografia foi descoberta pelo britânico Rob Manuel na última semana quando vasculhava um arquivo de fotos de imprensa. Trata-se de uma imagem rara de Yoko Ono e John Lennon, em que o casal aguarda que a empregada faça a cama.
O controverso humorista Rob Manuel, cofundador do site B3tal, encontrou e divulgou no Twitter uma imagem de Yoko Ono e John Lennon de roupão, no quarto de hotel, com cartazes de protestos na parede atrás deles enquanto esperam que a empregada faça a cama. Não demorou para que a foto começasse uma grande discussão nas redes sociais.
“Adoro essa foto. Empregada arrumando a cama enquanto os artistas ricos esperam para fazer seu protesto. O fotógrafo com certeza viu o momento e tirou a foto”, escreveu Rob Manuel.
A fotografia, inicialmente publicada em 2013 no Beatles’Archive, teria sido tirada em Montreal, no Queen Elizabeth Hotel, em 1969, quando o ex-membro dos Beatles e sua companheira faziam o protesto Bed-In.
O protesto consistia em ficar 12 horas por dia deitados, falando sobre a paz para imprensa internacional. O quarto era decorado com cartazes que diziam coisas como “Fique na cama” ou “Deixe o seu cabelo crescer”. A manifestação deu mais tarde origem ao filme ‘Bed Peace‘, gravado na suíte presidencial do Hotel Hilton de Amesterdã.
A foto causou indignação a alguns internautas, para quem “os músicos protestavam, mas era a empregada que fazia a cama“. Alguns afirmam que o protesto era contra a guerra e não contra o capitalismo. E outros acreditam que o casal tratou bem a empregada.
E que acha Rob Manuel após ler os inúmeros comentários de ódio que seu tweet desencadeou? “Acho que diz algo sobre as diferenças entre classes. O dinheiro dá voz, uma voz que não é dada à pessoa que faz a sua cama”.
“Mas mais do que isso, a imagem mostra que boa fotografia é essencialmente estar no lugar certo e capturar o momento”, diz o humorista em um post no Facebook.
// ZAP
O protesto realmente não era “contra o capitalismo” e sim “contra a guerra”, mas eu nunca soube de Lennon haver protestado quando a antiga U.R.S.S. invadiu o Afeganistão. Resumo: 2 pesos, 2 medidas…