Foto de John Lennon e Yoko Ono com camareira gera polêmica

Rob Manuel / Twitter

"Empregada arrumando a cama enquanto os artistas ricos esperam para fazer seu protesto."

“Empregada arrumando a cama enquanto os artistas ricos esperam para fazer seu protesto.”

A fotografia foi descoberta pelo britânico Rob Manuel na última semana quando vasculhava um arquivo de fotos de imprensa. Trata-se de uma imagem rara de Yoko Ono e John Lennon, em que o casal aguarda que a empregada faça a cama.

O controverso humorista Rob Manuel, cofundador do site B3tal, encontrou e divulgou no Twitter uma imagem de Yoko Ono e John Lennon de roupão, no quarto de hotel, com cartazes de protestos na parede atrás deles enquanto esperam que a empregada faça a cama. Não demorou para que a foto começasse uma grande discussão nas redes sociais.

“Adoro essa foto. Empregada arrumando a cama enquanto os artistas ricos esperam para fazer seu protesto. O fotógrafo com certeza viu o momento e tirou a foto”, escreveu Rob Manuel.

A fotografia, inicialmente publicada em 2013 no Beatles’Archive, teria sido tirada em Montreal, no Queen Elizabeth Hotel, em 1969, quando o ex-membro dos Beatles e sua companheira faziam o protesto Bed-In.

O protesto consistia em ficar 12 horas por dia deitados, falando sobre a paz para imprensa internacional. O quarto era decorado com cartazes que diziam coisas como “Fique na cama” ou “Deixe o seu cabelo crescer”. A manifestação deu mais tarde origem ao filme ‘Bed Peace‘, gravado na suíte presidencial do Hotel Hilton de Amesterdã.

A foto causou indignação a alguns internautas, para quem “os músicos protestavam, mas era a empregada que fazia a cama“. Alguns afirmam que o protesto era contra a guerra e não contra o capitalismo. E outros acreditam que o casal tratou bem a empregada.

E que acha Rob Manuel após ler os inúmeros comentários de ódio que seu tweet desencadeou? “Acho que diz algo sobre as diferenças entre classes. O dinheiro dá voz, uma voz que não é dada à pessoa que faz a sua cama”.

“Mas mais do que isso, a imagem mostra que boa fotografia é essencialmente estar no lugar certo e capturar o momento”, diz o humorista em um post no Facebook.

// ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O protesto realmente não era “contra o capitalismo” e sim “contra a guerra”, mas eu nunca soube de Lennon haver protestado quando a antiga U.R.S.S. invadiu o Afeganistão. Resumo: 2 pesos, 2 medidas…

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Reprovação a Bolsonaro volta a subir, afirma Datafolha

O Instituto Datafolha apurou que a reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro aumentou ainda mais, passando para 53% entre as pessoas consultadas, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17/02) pelo jornal Folha de S. …

Empresa norueguesa assegura que pode 'eliminar' furacões antes que se tornem destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de cortina de bolhas proposto pela empresa poderia ela própria provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, startup norueguesa, assegura que sua tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem poderosos …

Limitar aquecimento global a 1,5ºC exige redução drástica de gases poluentes, mostra relatório

Manter a temperatura da Terra a 1,5°C será impossível sem uma redução massiva das emissões de gases poluentes. É o que mostra um novo relatório divulgado pela ONU nesta quinta-feira (16). O documento "United …

Alemanha libera entrada para brasileiros que apresentem teste negativo

A Alemanha vai deixar de considerar o Brasil como área de alto risco na pandemia do novo coronavírus a partir deste domingo, anunciou nesta sexta-feira (17/09) o Instituto Robert Koch (RKI), a agência governamental alemã …

Assembleia-Geral da ONU: exigência de vacina ainda não está decidida, mas é improvável que Bolsonaro seja barrado

Perdeu força a possibilidade de que líderes de países tenham que comprovar que se vacinaram contra a covid-19 para participar da 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece na semana que vem …

Submarinos: França perde o "contrato do século" para a Austrália, que opta por EUA e Reino Unido

O jornal econômico Les Echos estampa em sua primeira página desta quinta-feira (16) uma notícia, ainda no condicional, que se concretizaria durante a madrugada: "A Austrália desiste de uma encomenda de 12 submarinos franceses …

VSR: o pouco conhecido vírus que se espalha entre crianças no mundo e também no Brasil

No início de 2021, a equipe do Hospital Infantil de Maimonides, no Brooklyn, em Nova York (EUA), começou a experimentar uma cautelosa sensação de alívio. Os casos de covid-19 na cidade estavam em queda. Como …

Com popularidade em queda, premiê britânico Boris Johnson reforma equipe de governo

Após semanas de boatos, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, decidiu modificar o governo nesta quarta-feira para formar uma "equipe unida" e enfrentar os desafios depois de um ano e meio de pandemia e em …

Relatório lista mais de uma dezena de crimes atribuídos a Bolsonaro

Um grupo de juristas liderados pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior entregou nesta terça-feira (14/09) à CPI da Pandemia um relatório de 226 páginas com possíveis crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro durante a …

Simulação virtual mais realista de sempre do Universo é revelada

Um dos aspectos mais incríveis da simulação é que mostra a evolução da matéria durante praticamente os 13,8 bilhões de anos de história do Universo, desde o Big Bang até a atualidade. Uma equipe internacional de …