Aos 22 anos, a estudante Soraya Roberta dos Santos causou uma transformação na relação da cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte (RN), com a tecnologia e os números. Aluna do curso de Sistemas da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Soraya utiliza a poesia como método de ensino da linguagem dos algoritmos.
Com uma infância humilde, a jovem cresceu longe da tecnologia e só teve o primeiro contato com um computador aos 12 anos de idade. Mas a descoberta da vocação para os números veio aos 16 anos, quando se matriculou no curso de informática de uma escola técnica da cidade do interior do Nordeste.
Ao HuffPost Brasil, Soraya ressalta a importância dos números para as relações entre pessoas. “Aprender a programar é evitar que você seja programado. Aprender a programar é uma forma de liberdade. É poder criar algoritmos que são independentes desses que já são impostos para a gente. Aprender a programar é a base da comunicação de hoje e do futuro”, explica.
Agora, qual a relação entre poesia e números? Para Soraya, é mais que óbvio. Longe do estereótipo dos estudantes de exatas, a universitária de 22 anos afirma que foi pela poesia se apaixonou pelos códigos.
Assumidamente feminista, Soraya Roberta dos Santos promoveu a união do gênero literário e dos algoritmos para romper com as estruturas machistas presentes no meio universitário e escolar, ajudando assim na promoção da liberdade das mulheres.
“Faço poesias compiladas falando de machismo porque acho que é uma forma de desconstruir algumas ideias dos meus colegas e meus professores. Eu entrei na graduação da UFRN com uma turma de 50 alunos. Desses, 45 eram meninos. Nós éramos em 5 meninas, mas 3 desistiram. Tem aulas que eu assisto que sou eu e mais 30 homens em uma sala,” aponta.
A iniciativa foi tão bem recebida pelas alunas de Caicó, cidade com pouco mais de 60 mil habitantes, que rendeu frutos como o Poesia Compilada. Sucesso absoluto, o projeto funciona como uma ferramenta para facilitar o ensino da poesia e programação.
Feito em parceria com o colega Felipe Tavares, o Poesia Compilada coloca a tecnologia como o meio e não fim. Com isso, a iniciativa defende a criatividade das crianças para que se construa uma sociedade blindada contra a manipulação.
Ciberia // Hypeness
IF (Soraya = “FEMINISTA ASSUMIDA”)
THEN (Soraya = “MANIPULADA”)
END