Professora utiliza poesia para ensinar algoritmo: “Aprender a programar é uma forma de liberdade”

Aos 22 anos, a estudante Soraya Roberta dos Santos causou uma transformação na relação da cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte (RN), com a tecnologia e os números. Aluna do curso de Sistemas da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Soraya utiliza a poesia como método de ensino da linguagem dos algoritmos.

Com uma infância humilde, a jovem cresceu longe da tecnologia e só teve o primeiro contato com um computador aos 12 anos de idade. Mas a descoberta da vocação para os números veio aos 16 anos, quando se matriculou no curso de informática de uma escola técnica da cidade do interior do Nordeste.

Ao HuffPost Brasil, Soraya ressalta a importância dos números para as relações entre pessoas. “Aprender a programar é evitar que você seja programado. Aprender a programar é uma forma de liberdade. É poder criar algoritmos que são independentes desses que já são impostos para a gente. Aprender a programar é a base da comunicação de hoje e do futuro”, explica.

Agora, qual a relação entre poesia e números? Para Soraya, é mais que óbvio. Longe do estereótipo dos estudantes de exatas, a universitária de 22 anos afirma que foi pela poesia se apaixonou pelos códigos.

Assumidamente feminista, Soraya Roberta dos Santos promoveu a união do gênero literário e dos algoritmos para romper com as estruturas machistas presentes no meio universitário e escolar, ajudando assim na promoção da liberdade das mulheres.

“Faço poesias compiladas falando de machismo porque acho que é uma forma de desconstruir algumas ideias dos meus colegas e meus professores. Eu entrei na graduação da UFRN com uma turma de 50 alunos. Desses, 45 eram meninos. Nós éramos em 5 meninas, mas 3 desistiram. Tem aulas que eu assisto que sou eu e mais 30 homens em uma sala,” aponta.

A iniciativa foi tão bem recebida pelas alunas de Caicó, cidade com pouco mais de 60 mil habitantes, que rendeu frutos como o Poesia Compilada. Sucesso absoluto, o projeto funciona como uma ferramenta para facilitar o ensino da poesia e programação.

Posted by Poesia compilada on Friday, June 19, 2015

Feito em parceria com o colega Felipe Tavares, o Poesia Compilada coloca a tecnologia como o meio e não fim. Com isso, a iniciativa defende a criatividade das crianças para que se construa uma sociedade blindada contra a manipulação.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA:

Nova descoberta pode nos ajudar a colonizar Marte (e a encontrar extraterrestres)

Cientistas conseguiram descobrir uma bactéria que seria capaz de sobreviver em Marte, e potencialmente também em outros planetas. A descoberta abre a porta à colonização de Marte e até pode facilitar a busca por sinais …

Há uma estranha relação entre o racismo e a negação das mudanças climáticas

Os motivos que estão por trás da negação das mudanças climáticas parecem ser ainda mais complexos do que pensávamos. Um estudo concluiu que há uma ligação entre atitudes racistas e o ceticismo no que toca …

Fóssil com 500 milhões de anos intriga os cientistas

Foi descoberto na China um fóssil de uma estranha criatura marinha com 500 milhões de anos, e os cientistas não sabem onde encaixá-la na “árvore da vida”. Uma equipe de cientistas descobriu um fóssil de uma …

Inteligência Artificial do Google já consegue prever quando os pacientes vão morrer

O Google tem expandido seus serviços médicos e treinado algoritmos para prever quanto tempo de vida resta a um paciente, informação que pode ajudar a salvar vidas. A rede neural do Google pode ser considerada única …

Desempenho positivo na Copa do Mundo diminui polarização política e até violência

Basta acompanhar uma Copa do Mundo para rapidamente perceber que a coisa vai muito além de uma simples competição de futebol: para além das tramoias e das negociatas que infelizmente contaminam esse evento, trata-se de …

Maduro anuncia aumento de 103% no salário mínimo da Venezuela, que agora chega R$ 250

Nicolás Maduro vai aumentar o salário mínimo em 103,7% na Venezuela, naquele que é o quarto aumento salarial este ano. No entanto, os preços dos produtos aumentam diariamente cerca de 2,4%. O presidente da Venezuela, Nicolás …

Trump impede (temporariamente) a separação de famílias imigrantes

O presidente dos EUA assinou, nesta quarta-feira (20), uma Ordem Executiva que permite resolver temporariamente o problema das famílias imigrantes no país, que foram separadas dos filhos na fronteira com o México. No entanto, ressalvou …

Portaria determina emissão de carteira de trabalho para imigrantes no Brasil

Em meio à crise migratória que atinge diversos países e a crescente entrada de venezuelanos no Brasil com o estado de Roraima, o Ministério do Trabalho publicou portaria que trata dos procedimentos para a emissão …

Temer vai cortar R$ 1 bilhão do Fies para financiar segurança pública

O governo do presidente Michel Temer deve passar parte do investimento em educação à manutenção do Fundo Nacional da Segurança Pública (FNSP). A medida provisória que destina recursos das loterias federais para o fundo representa …

49 crianças brasileiras foram separadas dos pais e enviadas a abrigos nos EUA

Quarenta e nove crianças brasileiras estão em abrigos e foram separadas dos pais ao ingressarem ilegalmente nos Estados Unidos. A informação é do cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, que concedeu entrevista à …