Grávida medieval deu à luz no túmulo; depois de uma “neurocirurgia”

A. Pasini et al. / World Neurosurgery

A tétrica sepultura encontrada pelos arqueólogos em 2010

Uma grávida da Idade Média, que foi sujeita a uma cirurgia craniana na Itália, deu à luz depois de ter falecido, de acordo com uma equipe de cientistas que examinou os antigos restos mortais da mulher medieval.

Cientistas da Universidade de Ferrara e Bolonha, na Itália, analisaram o esqueleto de uma mulher, descoberto em 2010 na pequena cidade de Imola, na Bolonha, que teria sido sujeita a uma cirurgia craniana e dado à luz após a morte. Acredita-se que os restos mortais sejam do período entre 600 e 700 a.C.

O caso, cujos detalhes foram publicados em fevereiro na revista World Neurosurgery, foi identificado pelos arqueólogos como sendo um nascimento no caixão — fenômeno que ocorre quando o embrião de uma grávida falecida é expulso do corpo da mãe no túmulo.

Conhecido como extrusão fetal após a morte, o nascimento ocorre na sequência do aumento da pressão de gás dentro de um corpo em decomposição.

A mulher foi encontrada com o embrião entre as pernas. Devido à posição dos ossos, os cientistas concluíram que se tratava de um caso de nascimento no caixão. A cabeça do embrião e a parte superior do corpo foram encontradas fora da cavidade pélvica da mulher, enquanto as pernas do bebê ficaram dentro.

De acordo com os cientistas, há uma grande probabilidade de se tratar de um nascimento parcial de uma gravidez de 38 semanas – a pouco menos de duas semanas do desenvolvimento completo do feto.

A. Pasini et al. / World Neurosurgery

Pequenos ossos encontrados abaixo da pélvis da mãe

A mulher tinha também um buraco de 5mm no crânio, o que parece indicar que teria sido sujeita a uma trepanação, procedimento cirúrgico de abertura do crânio por perfuração ou raspagem das camadas ósseas.

A ideia de que uma grávida medieval de 38 semanas pudesse ter sido sujeita a uma forma primitiva de cirurgia é aparentemente bizarra, mas poderia, na realidade, ter havido uma razão médica para a realização da intervenção.

A trepanação era usada para tratar a pré-eclampsia, ou pressão arterial elevada ligada à gravidez, pelo que os cientistas supõem que teria sido o caso da gestante. A mulher teria sobrevivido apenas uma semana após a operação, e sepultada ainda grávida, dando à luz durante a decomposição do corpo.

O caso aparentemente incomum é na realidade mais comum do que poderia se pensar, havendo vários casos documentados na literatura científica. No ano passado, um caso semelhante foi registrado em um cemitério próximo de Gênova, também na Itália.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …