Cientistas reconstroem rosto de jovem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson

Rosto reconstruído de Avgi, jovem mulher que viveu há 9 mil anos na Idade da Pedra.

Uma equipe multidisciplinar de cientistas conseguiu recriar o rosto de uma adolescente que viveu na Grécia há cerca de 9 mil anos, durante a Idade da Pedra.

Batizada de Avgi, que significa Amanhecer em grego, a jovem mulher que teria entre 15 a 18 anos é a nova grande atração do Museu da Acrópole em Atenas, na Grécia, onde se encontra exposta ao público.

A escultura, composta por um modelo de silicone criado com recurso a tomografias e a tecnologia de impressão 3D, é assinada pelo artista sueco Oscar Nilsson que tem se dedicado à recriação de rostos de personagens que viveram em outros tempos, como os Vikings.

Para dar vida a Avgi, o escultor se baseou em ossos encontrados em uma caverna na Grécia, em 1993, onde arqueólogos encontraram vestígios humanos que datam de há 45 mil anos. O cientista também contou com o contributo de outros profissionais, como o ortodontista grego Manolis Papagrigorakis.

Nilsson conta ao Live Science que teve de criar uma cópia sintética do crânio, recorrendo a uma impressora 3D, porque não podia trabalhar com a peça original, dada a sua fragilidade.

Depois, ele recolheu informação dos arqueólogos que analisaram os ossos e que determinaram a idade, o sexo, a etnia e o peso estimado da jovem mulher.

E foi assim que esculpiu o modelo de silicone, dando vida às feições de Avgi, incutindo “uma alma” à figura, imaginando que há “algo por trás dos olhos”, conforme conta Nilsson.

Os pesquisadores da Universidade de Atenas, que analisaram os ossos, concluíram que Avgi teria vivido na Idade da Pedra, por volta de 7 mil anos antes de Cristo, e que teria vários problemas de saúde.

A mulher sofreria de anemia, falta de vitaminas e escorbuto e teria ainda dificuldades em se movimentar devido a problemas nas articulações e no quadril, males que podem ter contribuído para a sua morte, conforme reporta a BBC.

Ela também teria uma mandíbula saliente, que teria sido causada pelo fato de mastigar pele de animal para transformá-la em couro macio.

Os “ossos indicam que ela teria 15 anos quando morreu, mas os dentes sugerem que tinha 18″, constata ainda a BBC, realçando que Nilsson imaginou a cor da pele e dos olhos tendo em conta as características da maioria da população da época.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …