Cientistas reconstroem rosto de jovem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson

Rosto reconstruído de Avgi, jovem mulher que viveu há 9 mil anos na Idade da Pedra.

Uma equipe multidisciplinar de cientistas conseguiu recriar o rosto de uma adolescente que viveu na Grécia há cerca de 9 mil anos, durante a Idade da Pedra.

Batizada de Avgi, que significa Amanhecer em grego, a jovem mulher que teria entre 15 a 18 anos é a nova grande atração do Museu da Acrópole em Atenas, na Grécia, onde se encontra exposta ao público.

A escultura, composta por um modelo de silicone criado com recurso a tomografias e a tecnologia de impressão 3D, é assinada pelo artista sueco Oscar Nilsson que tem se dedicado à recriação de rostos de personagens que viveram em outros tempos, como os Vikings.

Para dar vida a Avgi, o escultor se baseou em ossos encontrados em uma caverna na Grécia, em 1993, onde arqueólogos encontraram vestígios humanos que datam de há 45 mil anos. O cientista também contou com o contributo de outros profissionais, como o ortodontista grego Manolis Papagrigorakis.

Nilsson conta ao Live Science que teve de criar uma cópia sintética do crânio, recorrendo a uma impressora 3D, porque não podia trabalhar com a peça original, dada a sua fragilidade.

Depois, ele recolheu informação dos arqueólogos que analisaram os ossos e que determinaram a idade, o sexo, a etnia e o peso estimado da jovem mulher.

E foi assim que esculpiu o modelo de silicone, dando vida às feições de Avgi, incutindo “uma alma” à figura, imaginando que há “algo por trás dos olhos”, conforme conta Nilsson.

Os pesquisadores da Universidade de Atenas, que analisaram os ossos, concluíram que Avgi teria vivido na Idade da Pedra, por volta de 7 mil anos antes de Cristo, e que teria vários problemas de saúde.

A mulher sofreria de anemia, falta de vitaminas e escorbuto e teria ainda dificuldades em se movimentar devido a problemas nas articulações e no quadril, males que podem ter contribuído para a sua morte, conforme reporta a BBC.

Ela também teria uma mandíbula saliente, que teria sido causada pelo fato de mastigar pele de animal para transformá-la em couro macio.

Os “ossos indicam que ela teria 15 anos quando morreu, mas os dentes sugerem que tinha 18″, constata ainda a BBC, realçando que Nilsson imaginou a cor da pele e dos olhos tendo em conta as características da maioria da população da época.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …