Os líderes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul vão se reunir no dia 27 de abril, na zona de fronteira, para discutir a desnuclearização da península, anunciaram, nesta quinta-feira (29), altos responsáveis sul-coreanos.
As mesmas fontes adiantaram também que as duas Coreias vão se encontrar no dia 4 de abril para uma reunião preparatória na qual devem discutir o protocolo, a segurança e a cobertura jornalística.
O encontro vai decorrer na Peace House, um pavilhão do lado sul da Zona Desmilitarizada.
O anúncio foi feito depois de uma reunião entre o Sul e o Norte em Panmunjom, na região desmilitarizada entre os dois países, destinada a preparar a reunião, a terceira entre líderes coreanos em seis décadas, em que será discutida a desnuclearização da península.
A delegação sul-coreana na reunião foi liderada por Cho Myoung-gyon, ministro da Unificação, enquanto os norte-coreanos foram representados por Ri Son-gwon, chefe da agência para assuntos intercoreanos.
O encontro de abril vai anteceder o que Kim Jong-un terá em maio com o presidente dos EUA, Donald Trump.
A reunião de alto nível é a mais recente de uma série de encontros entre os dois países vizinhos, iniciados durante os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang.
Ciberia, Lusa // ZAP