Donald Trump e Kim Jong-un vão se encontrar no dia 12 de junho em Cingapura. O anúncio surge no dia em que foram libertados três prisioneiros norte-americanos na Coreia do Norte.
O presidente norte-americano Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (10) que a reunião entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte está marcada para o dia 12 de junho, uma terça-feira, em Cingapura.
O encontro será o primeiro da história entre os líderes norte-americanos e norte-coreanos. O anúncio foi feito por Trump, no Twitter. “O encontro muito esperado entre Kim Jong-un e eu terá lugar em Cingapura, no dia 12 de junho. Vamos tentar torná-lo um momento muito especial para a paz no mundo”, escreveu.
A data e o local da reunião ficou acertada esta semana, durante a visita do secretário de Estado, Mike Pompeo, a Pyongyang, para acompanhar a libertação de três norte-americanos que estavam detidos na Coreia do Norte. A decisão de libertá-los foi, desde cedo, encarada como um gesto de boa vontade.
Na quarta-feira passada, Kim Jong-un afirmou que o encontro com Donald Trump seria uma “reunião histórica”, defendendo que esse é “um excelente primeiro passo na direção da promoção do desenvolvimento positivo da situação na península coreana e na construção de um bom futuro”.
Os três prisioneiros norte-americanos já pousaram em Washington. Segundo o Observador, na chegada do avião à base aérea militar de Andrews, Kim Dong Chul, Kim Hak-song e Kim Sang Duk tinham à sua espera o presidente norte-americano e a primeira dama, Melania Trump.
No encontro, os dois líderes devem discutir sobre o programa nuclear da Coreia do Norte. Nos últimos dias, Cingapura tem sido o local favorito entre as autoridades de Washington, que veem a neutralidade da cidade-estado como uma vantagem.
Ciberia // ZAP