Primeiro restaurante submarino da Europa será inaugurado na Noruega

MIR / Snøhetta

Se você sempre quis jantar no fundo do oceano, essa realidade pode estar mais perto que nunca. No início de 2019, a Noruega irá inaugurar o primeiro restaurante submarino da Europa.

O restaurante, chamado “Under”, vai contar com uma janela panorâmica de 10 metros de largura e foi desenhado pela empresa de arquitetura norueguesa Sonhetta, famosa pelo seu trabalho na Ópera Nacional da Noruega e pela Biblioteca Alexandrina, no Egito, para se encaixar e se confundir com o ambiente marinho.

O menu foca, sobretudo, em frutos do mar.

O restaurante fica a cinco metros da superfície, revestido por paredes espessas projetadas para suportar as mais variadas condições das águas.

“Um dos benefícios do edifício é a forma como se liga e conecta com a natureza e terra envolventes, e a forma como o cliente, de uma forma muito segura, pode entrar dramaticamente neste ambiente por um tubo, ficando ao nível da natureza e experimentar o que normalmente não é possível”, explicou o arquiteto principal do projeto, Rune Grasdal à CNN.

Os visitantes vão contar com três andares e uma capacidade para até 100 pessoas. Por baixo da entrada, estará um bar de champanhe, que marca a transição entre a linha costeira e o oceano.

Mais para baixo, estará a sala de jantar, com duas longas mesas e outras menores posicionadas em frente à grande janela de acrílico, que terá cerca de quatro metros de altura.

Grasdal, que comparou o edifício a um periscópio, falou na importância das pessoas se sentirem seguras e não claustrofóbicas. Para conseguir isso, a equipe teve em consideração um grande número de elementos, como materiais naturais, como o carvalho, e uma boa iluminação.

Grasdal explicou: “Essa deve ser uma experiência entusiasmante, mas as pessoas também devem se sentir seguras e bem quando se sentam aqui”.

O chef do restaurante, Nicolai Ellitsgaard, planeja oferecer um menu que siga as estações do ano, com vegetais locais na primavera e verão, e cogumelos e nozes no inverno e marisco influenciando a maioria dos pratos durante todo o ano.

As considerações ambientais foram tidas em conta no que toca ao design do espaço, que está disposto de forma a convidar os mexilhões a se agarrarem às paredes do lado externo.

Fora do horário de abertura, o espaço servirá como centro de pesquisa biológica, com experiências planejadas para estudar o comportamento da vida marinha durante as mudanças de estações.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …