Primeiro restaurante submarino da Europa será inaugurado na Noruega

MIR / Snøhetta

Se você sempre quis jantar no fundo do oceano, essa realidade pode estar mais perto que nunca. No início de 2019, a Noruega irá inaugurar o primeiro restaurante submarino da Europa.

O restaurante, chamado “Under”, vai contar com uma janela panorâmica de 10 metros de largura e foi desenhado pela empresa de arquitetura norueguesa Sonhetta, famosa pelo seu trabalho na Ópera Nacional da Noruega e pela Biblioteca Alexandrina, no Egito, para se encaixar e se confundir com o ambiente marinho.

O menu foca, sobretudo, em frutos do mar.

O restaurante fica a cinco metros da superfície, revestido por paredes espessas projetadas para suportar as mais variadas condições das águas.

“Um dos benefícios do edifício é a forma como se liga e conecta com a natureza e terra envolventes, e a forma como o cliente, de uma forma muito segura, pode entrar dramaticamente neste ambiente por um tubo, ficando ao nível da natureza e experimentar o que normalmente não é possível”, explicou o arquiteto principal do projeto, Rune Grasdal à CNN.

Os visitantes vão contar com três andares e uma capacidade para até 100 pessoas. Por baixo da entrada, estará um bar de champanhe, que marca a transição entre a linha costeira e o oceano.

Mais para baixo, estará a sala de jantar, com duas longas mesas e outras menores posicionadas em frente à grande janela de acrílico, que terá cerca de quatro metros de altura.

Grasdal, que comparou o edifício a um periscópio, falou na importância das pessoas se sentirem seguras e não claustrofóbicas. Para conseguir isso, a equipe teve em consideração um grande número de elementos, como materiais naturais, como o carvalho, e uma boa iluminação.

Grasdal explicou: “Essa deve ser uma experiência entusiasmante, mas as pessoas também devem se sentir seguras e bem quando se sentam aqui”.

O chef do restaurante, Nicolai Ellitsgaard, planeja oferecer um menu que siga as estações do ano, com vegetais locais na primavera e verão, e cogumelos e nozes no inverno e marisco influenciando a maioria dos pratos durante todo o ano.

As considerações ambientais foram tidas em conta no que toca ao design do espaço, que está disposto de forma a convidar os mexilhões a se agarrarem às paredes do lado externo.

Fora do horário de abertura, o espaço servirá como centro de pesquisa biológica, com experiências planejadas para estudar o comportamento da vida marinha durante as mudanças de estações.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …

Cientista conta quais formas de vida os humanos podem encontrar em Marte

A humanidade tem cada vez mais chances de conhecer outras formas de vida, conforme desenvolve suas capacidades de exploração espacial. Em Marte, poderemos encontrar organismos introduzidos por veículos espaciais e modificados sob influência das condições no …

O coronavírus do ocidente é uma versão mais perigosa do que a original

Esforços são realizados para identificar se o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, passou por mutações em relação ao primeiro identificado em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado. Em abril, um estudo não revisado pelos …

Missão indiana levará sonda para investigar efeitos do vento solar em Vênus

Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita de Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo …

O mistério das centenas de elefantes encontrados mortos em Botsuana

A morte “totalmente sem precedentes” de centenas de elefantes em Botsuana nos últimos meses está cercada de mistério. O biólogo e ativista Niall McCann afirmou que colegas no país do sul da África identificaram mais de …

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …