É em português que o rapper guarani Kunumi MC canta músicas que pedem pela demarcação de terras indígenas e clama pelos direitos de seu povo. Com mais de mil inscritos em seu canal no YouTube, ele garante ser o primeiro rapper indígena solo do Brasil. E tem apenas 16 anos.
Sua música mais conhecida é “O Kunumi chegou“, que já foi vista mais de 25 mil vezes na rede social de vídeos.
O talento de Kunumi, ou Werá Jeguaka Mirim, vem de família. O pai, Olívio Jekupé, é autor de diversos livros escritos em português e guarani. Werá também escreve. Seu primeiro livro foi publicado quando tinha apenas 9 anos. Hoje, aos 16, já é considerado um adulto para os padrões da etnia.
Segundo a Rede Peteca, o MC vive próximo a São Bernardo do Campo, em uma comunidade de cerca de 300 pessoas da etnia guarani. “Não fui eu que escolhi o rap, ele que me escolheu. Ele é a cultura da defesa, e quando percebi, todas as minhas rimas eram de resistência”, disse Kunumi.
Em 2017, o jovem lançou seu álbum de estreia: My Blood is Red. Além disso, ele também gravou uma canção em parceria com o cantor Crioulo, chamada Terra, Ar, Mar.
Ciberia // Hypeness