Adele dominou os Grammy (e quebrou um ao meio para dividir com Beyoncé)

(dr) Robert Gauthier /Los Angeles Times

-

Neste domingo, 12, foram anunciados os vencedores da 59ª edição do Grammy, no Staples Center, em Los Angeles. Abocanhando cinco prêmios, Adele foi a principal vencedora da noite, mas decidiu dedicar um dos troféus à Beyoncé.

Quando foi anunciada como ganhadora do Álbum do Ano por 25, Adele subiu ao palco para fazer o seu discurso. Em meio à lágrimas, ela aproveitou o espaço para homenagear o álbum Lemonade, de Beyoncé, sua concorrente na categoria.

“Eu não posso aceitar esse prêmio. O álbum ‘Lemonade’ foi tão monumental, Beyoncé. Foi tão bem pensado e lindo e honesto. Nós somos gratos por isso. Todos nós artistas aqui te amamos”, disse Adele.

“Você é a nossa luz. O jeito que você faz eu e meus amigos se sentir. O jeito que você faz os meus amigos negros se sentirem é tão empoderador. Eu te amo“, declarou ela durante a cerimônia.

Adele também teria quebrado em dois o troféu de Álbum do Ano, mas ainda não se sabe se a divisão teria sido intencional ou apenas um acidente. Segundo os fãs das duas artistas, ela teria partido o troféu para dar metade à Beyoncé, mas o G1 informou que  a cantora teria sido vista trocando as partes por um novo troféu.

Além de ser agraciada com o Álbum do Ano, Adele também foi premiada por Gravação do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop, por 25; e Música do Ano e Melhor Performance Pop Solo, por Hello.

https://www.youtube.com/watch?v=g8Qtsn16p-o

Os vencedores

Não foi só Adele quem arrasou. David Bowie, que morreu no começo de 2016, ganhou os primeiros Grammy da carreira. Na verdade, o astro já havia recebido um prêmio pelo clipe de Jazzin for Blue Jeans em 1984. Mas em 2017 foi a primeira vez que suas canções e não um vídeo foram agraciados com o reconhecimento musical.

Foram dele os gramofones dourados de Melhor Performance de Rock, Melhor Música de Rock, Melhor Álbum Alternativo, Melhor Pacote de Gravação e Melhor Produção de Álbum, todos pelo disco/canção Blackstar.

Confira aqui a lista dos ganhadores dos principais prêmios do Grammy 2017:

GRAVAÇÃO DO ANO
Hello – Adele

ÁLBUM DO ANO
25 – Adele

MÚSICA DO ANO
Hello — Adele (compositores: Adele Adkins & Greg Kurstin)

MELHOR ARTISTA REVELAÇÃO
Chance The Rapper

MELHOR CLIPE
Formation — Beyoncé

MELHOR PERFORMANCE POP SOLO
Hello — Adele

MELHOR PERFORMANCE POP DE DUO OU GRUPO
Twenty One Pilots — Stressed Out

MELHOR ÁLBUM VOCAL POP
25 — Adele

MELHOR ÁLBUM DE RAP
Chance the Rapper – Coloring Book

MELHOR PERFORMANCE DE RAP
Chance The Rapper feat. Lil Wayne & 2 Chainz – No Problem

MELHOR MÚSICA DE RAP
Drake – Hotline Bling

MELHOR ÁLBUM URBAN CONTEMPORÂNEO
Beyoncé – Lemonade

MELHOR ÁLBUM DE ROCK
Cage The Elephant – Tell Me I’m Pretty

MELHOR PERFORMANCE DE ROCK
David Bowie – Blackstar

MELHOR MÚSICA DE ROCK
David Bowie – Blackstar

MELHOR ÁLBUM R&B
Lalah Hathaway — Lalah Hathaway Live

MELHOR PERFORMANCE DE R&B
Solange – Cranes in the Sky

MELHOR MÚSICA DE R&B
Maxwell – Lake By The Ocean (compositores: Hod David & Musze)

MELHOR ÁLBUM DANCE/ELETRÔNICO
Flume – Skin

MELHOR MÚSICA DE DANCE/ELETRÔNICO
Don’t Let Me Down – The Chainsmokers feat. Daya

A lista completa dos vencedores pode ser conferida no site oficial do prêmio.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …