Adele dominou os Grammy (e quebrou um ao meio para dividir com Beyoncé)

(dr) Robert Gauthier /Los Angeles Times

-

Neste domingo, 12, foram anunciados os vencedores da 59ª edição do Grammy, no Staples Center, em Los Angeles. Abocanhando cinco prêmios, Adele foi a principal vencedora da noite, mas decidiu dedicar um dos troféus à Beyoncé.

Quando foi anunciada como ganhadora do Álbum do Ano por 25, Adele subiu ao palco para fazer o seu discurso. Em meio à lágrimas, ela aproveitou o espaço para homenagear o álbum Lemonade, de Beyoncé, sua concorrente na categoria.

“Eu não posso aceitar esse prêmio. O álbum ‘Lemonade’ foi tão monumental, Beyoncé. Foi tão bem pensado e lindo e honesto. Nós somos gratos por isso. Todos nós artistas aqui te amamos”, disse Adele.

“Você é a nossa luz. O jeito que você faz eu e meus amigos se sentir. O jeito que você faz os meus amigos negros se sentirem é tão empoderador. Eu te amo“, declarou ela durante a cerimônia.

Adele também teria quebrado em dois o troféu de Álbum do Ano, mas ainda não se sabe se a divisão teria sido intencional ou apenas um acidente. Segundo os fãs das duas artistas, ela teria partido o troféu para dar metade à Beyoncé, mas o G1 informou que  a cantora teria sido vista trocando as partes por um novo troféu.

Além de ser agraciada com o Álbum do Ano, Adele também foi premiada por Gravação do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop, por 25; e Música do Ano e Melhor Performance Pop Solo, por Hello.

https://www.youtube.com/watch?v=g8Qtsn16p-o

Os vencedores

Não foi só Adele quem arrasou. David Bowie, que morreu no começo de 2016, ganhou os primeiros Grammy da carreira. Na verdade, o astro já havia recebido um prêmio pelo clipe de Jazzin for Blue Jeans em 1984. Mas em 2017 foi a primeira vez que suas canções e não um vídeo foram agraciados com o reconhecimento musical.

Foram dele os gramofones dourados de Melhor Performance de Rock, Melhor Música de Rock, Melhor Álbum Alternativo, Melhor Pacote de Gravação e Melhor Produção de Álbum, todos pelo disco/canção Blackstar.

Confira aqui a lista dos ganhadores dos principais prêmios do Grammy 2017:

GRAVAÇÃO DO ANO
Hello – Adele

ÁLBUM DO ANO
25 – Adele

MÚSICA DO ANO
Hello — Adele (compositores: Adele Adkins & Greg Kurstin)

MELHOR ARTISTA REVELAÇÃO
Chance The Rapper

MELHOR CLIPE
Formation — Beyoncé

MELHOR PERFORMANCE POP SOLO
Hello — Adele

MELHOR PERFORMANCE POP DE DUO OU GRUPO
Twenty One Pilots — Stressed Out

MELHOR ÁLBUM VOCAL POP
25 — Adele

MELHOR ÁLBUM DE RAP
Chance the Rapper – Coloring Book

MELHOR PERFORMANCE DE RAP
Chance The Rapper feat. Lil Wayne & 2 Chainz – No Problem

MELHOR MÚSICA DE RAP
Drake – Hotline Bling

MELHOR ÁLBUM URBAN CONTEMPORÂNEO
Beyoncé – Lemonade

MELHOR ÁLBUM DE ROCK
Cage The Elephant – Tell Me I’m Pretty

MELHOR PERFORMANCE DE ROCK
David Bowie – Blackstar

MELHOR MÚSICA DE ROCK
David Bowie – Blackstar

MELHOR ÁLBUM R&B
Lalah Hathaway — Lalah Hathaway Live

MELHOR PERFORMANCE DE R&B
Solange – Cranes in the Sky

MELHOR MÚSICA DE R&B
Maxwell – Lake By The Ocean (compositores: Hod David & Musze)

MELHOR ÁLBUM DANCE/ELETRÔNICO
Flume – Skin

MELHOR MÚSICA DE DANCE/ELETRÔNICO
Don’t Let Me Down – The Chainsmokers feat. Daya

A lista completa dos vencedores pode ser conferida no site oficial do prêmio.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …