Já pensou em todo o impacto ambiental causado pela cadeia produtiva que resulta nos tecnológicos smartphones que nós usamos todos os dias? Por enquanto, apenas a Vivo já pensou nisso.
A empresa adotou o selo Eco Rating, desenvolvido em 2010 pelo Grupo Telefônica no Reino Unido em conjunto com a organização Forum for the Future. A iniciativa busca medir os impactos ambientais resultantes do processo de produção, uso e descarte dos aparelhos.
De acordo com o Ciclo Vivo, espera-se que os novos modelos que chegarem ao mercado a partir deste ano já contem com essa certificação. Com esses dados disponíveis, os consumidores poderão embasar sua compra de acordo com critérios de sustentabilidade de cada produto.
São analisados cem critérios de avaliação divididos em quatro módulos principais: pontuação corporativa, análise de ciclo de vida do produto, design responsável e funcionalidade. Somadas as notas em cada um destes critérios, os smartphones recebem uma pontuação final de 1 a 5, sendo 5 o mais sustentável.
Ciberia // Hypeness