O astronauta russo Oleg Artemiev gravou um vídeo em que a Lua desaparece por trás da Terra. As imagens do fenômeno foram publicadas no seu Instagram.
O astronauta russo Oleg Artemyev está viajando a 27 mil km/h pelo espaço, na Estação Espacial Internacional (EEI), mas isso não o impediu de gravar um vídeo no qual a Lua se põe atrás da Terra. Artemyev compartilhou o resultado no Instagram, dia 4 deste mês.
O vídeo está em tempo real, não acelerado, como pode parecer inicialmente. “Tentei fazer um vídeo do pôr da Lua pela primeira vez”, escreveu na postagem.
Embora para nós, que estamos com os pés bem firmes no chão, seja um fenômeno muito diferente do que estamos habituados, para os astronautas que estão a bordo da EEI é um fenômeno absolutamente normal. Tanto o pôr do Sol quanto o pôr da Lua acontecem várias vezes por dia.
“A Lua está se pondo, é como a batida do coração“, diz o astronauta russo, enquanto filma o movimento. “Agora vai alcançar a atmosfera”, conclui o autor do vídeo. Para ser testemunha do fenômeno, basta ser visitante da Estação Espacial Internacional (ou então esperar que as redes sociais tragam até nós as maravilhas do espaço).
Essa é a terceira missão de Oleg Artemyev no espaço. O astronauta está lá desde o dia 21 de março de 2018, quando chegou a bordo do Soyuz MS-08, e já tinha passado seis meses a bordo da EEI em 2014.
Atualmente, na EEI encontram-se os astronautas russos Oleg Artemiev e Anton Shkaplerov, os norte-americanos Andrew Feustel, Richard Arnold e Scott Tingle e o japonês Norishige Kanai.
Ciberia // ZAP