Vítima de violência doméstica é salva por pedido de pizza

SXC

Ela ligou pro 911 – uma espécie de 190 americano – e pediu uma pizza. O atendente, confuso, não estava entendendo porque alguém faria isso. Após alguns segundos, ele compreendeu que se tratava de uma denúncia de violência doméstica. Mas como?

O atendente, Tim Teneyck, atendeu e ficou muito confuso com o pedido. Ele tentou entender o que se passava e até tentou avisá-la de que aquela linha era somente para emergências. Confira uma transcrição da conversa:

Teneyck: Oregon, 911

Mulher: Gostaria de pedir uma pizza em (endereço).

Teneyck: Você ligou para o 911 (emergência) para pedir uma pizza?

Mulher: Hum, sim. Apartamento (número do apartamento).

Teneyck: Esse é o número errado para pedir uma pizza…

Mulher: Não, não, não. Você não está entendendo.

E aí Tim compreendeu o que estava acontecendo. A história é a seguinte, a filha ligou para 911 para pedir apoio para violência doméstica porque sua mãe, uma mulher de 57 anos, estava sendo agredida brutalmente por seu namorado alcoólatra. Claro, Tim não entendeu todos os recados, mas percebeu que se tratava, de fato, de uma urgência.

Teneyck: Estou entendendo agora.

Teneyck: O outro cara ainda está lá?

Mulher: Sim, preciso de uma pizza grande.

Teneyck: Certo. E médico, você precisa de médico?

Mulher: Não. Com pepperoni.

O namorado da mulher, que cometeu as agressões, foi preso em uma penitenciária de Ohio. Simon Lopez foi acusado por diversas testemunhas oculares de ter, de fato, cometido as agressões. Ele tem 56 anos e foi condenado à cadeia pelas acusações.

O chefe de Teneyck, Mike Navarre, elogiou a postura de seu funcionário. “Ele utilizou seu treinamento e experiência para reconhecer que uma mulher estava em risco de vida. Não haveria como nós sabermos o que aconteceria se ela não conseguisse completar a ligação”, contou Navarre à NBC News.

A estratégia da pizza se tornou comum nos EUA para disfarçar ligações que denunciam violência doméstica. A prática é endossada por diversas associações feministas e os atendentes do 911 têm sido treinados para identificar o ‘erro‘ como um código. Entretanto, especialistas alertam que a prática pode levar a riscos.

“Colocar qualquer expectativa na ideia de que frases secretas podem funcionar com os centros de emergência é muito perigoso”, afirmou Christopher Carver, diretor-chefe do 911 nos EUA.

A principal alternativa dada pelos especialistas é a mensagem de texto. Entretanto, infelizmente, no Brasil, são raros os canais de denúncia para violência contra a mulher por mensagem de texto. Se você presenciar algum caso de violência doméstica, ligue para o 190 – o número da Polícia Militar -, ou ligue para o 180, o número especializado das delegacias da Mulher no Brasil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …