Para um terço dos universitários brasileiros, abusar de mulheres alcoolizadas não é violência

Tânia Rêgo / Agência Brasil

Segundo dados de uma pesquisa feita em 2015 pelo Instituto Avon, 13% dos jovens brasileiros já cometeram violência sexual contra uma mulher dentro da universidade. Para piorar, o levantamento diz que 31% dos estudantes de nível superior acredita que abusar de uma jovem alcoolizada não é um ato violento.

Para esta parcela considerável da juventude com acesso à educação, estupros ou violações sexuais ocorridas em festas nos campus universitários Brasil adentro não podem ser considerados como uma prática criminosa.

De acordo com o Hypeness, diante deste cenário, percebe-se os efeitos gerados pela ausência de debate sobre sexualidade dentro e fora das escolas. Para o portal, em tempos de movimentos como o “Escola sem Partido”, o caminho é ainda mais complexo.

A educação sexual nas escolas não é comum e a falta dela contraria inclusive recomendações de instituições internacionais com a ONU Mulheres, que em 2017 emitiu alerta sobre o papel da educação na prevenção do machismo.

“É necessário promover a igualdade de gênero em escolas e universidades”, diz a cartilha. É importante ressaltar que este foi um compromisso assumido publicamente pelo Brasil na Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher.

Todavia, atualmente o conservadorismo cresce de forma avassaladora e políticas públicas progressistas estão na berlinda. Para quem não sabe, o Escola sem Partido é uma PL que tramita no Congresso Nacional desde 2016 e que pretende, entre outras medidas, proibir a educação sexual nas escolas, transferindo a responsabilidade para a família.

Agora, como transferir tal incumbência para o seio familiar sendo que em muitas ocasiões os abusos começam dentro de casa? Em recente levantamento, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) constatou que um quarto dos estupros de crianças ocorre em família.

Por isso, o Hypeness ressalta que educação é fundamental para transformar este cenário, tendo em vista que o sexo ainda é um tabu dentro das famílias brasileiras. Como disse a própria ONU MUlheres, o Escola sem Partido “viola frontalmente a Constituição e os tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro”.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Mulher desaparecida é encontrada na barriga de píton de 8 metros

Uma residente do distrito de Muna, na província de Celebes do Sudeste, Indonésia, desaparecida na quinta-feira passada (14), apareceu no dia seguinte na barriga de uma píton, informa o jornal The Jakarta Post. De acordo com …

Casos de corrupção expõem autoridades da Espanha e Portugal

Na história recente da Europa, há uma série de casos de corrupção envolvendo políticos que resultaram em condenações e prisões. Os casos afectam países como Portugal, Espanha, Alemanha, França e Itália. Em Portugal, a Operação Marquês, …

Rio de Janeiro está próximo de proibir os canudos de plástico

O Rio de Janeiro deve ser a primeira cidade brasileira a se unir à luta mundial contra os canudinhos de plástico. O item se tornou um dos principais símbolos da poluição plástica, já que seu tempo …

Vaquinhas falsas arrecadam dinheiro em nome de Lula na internet

Ao menos 100 campanhas de financiamento falsas foram identificadas pelo partido, que vai acionar a Justiça. O setor de comunicação do Partido dos Trabalhadores identificou na internet ao menos 100 campanhas de arrecadação financeira falsas para …

Chefe da agência alemã para refugiados é demitida

Em meio a impasse com Merkel sobre imigração, ministro do Interior afasta Jutta Cordt da presidência do Bamf. Denúncias de irregularidades em concessões de refúgio a migrantes abalaram a credibilidade do órgão. Em meio a escândalos …

Trump ameaçou enviar 25 milhões de mexicanos ao Japão

Donald Trump disse ao primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que poderia enviar 25 milhões de mexicanos para seu país e fazê-lo perder uma eleição. Segundo o Wall Street Journal, em uma das várias declarações estranhas que …

Novo malware supostamente ligado à Coreia do Norte é descoberto

O Departamento de Segurança dos Estados Unidos descobriu um novo malware cuja suspeita é de que tenha sido lançado pela Coreia do Norte. A CNN noticiou nesta sexta-feira (15) uma nova variação de um programa …

Ciência secreta explica o perigoso comportamento das multidões

Às vezes, fazer parte de uma multidão é mais do que desconfortável: pode ser letal. No ano passado, esmagamentos causados pela aglomeração de pessoas provocaram mortes em lugares como um estádio angolano de futebol, uma …

Corpo de adolescente desaparecida é encontrado em São Paulo

A Polícia Civil de Araçariguama encontrou o corpo da adolescente Vitória Gabrielly Guimarães Vaz, de 12 anos. A jovem estava desaparecida desde o dia 8 de junho e foi localizado por volta das 13h deste sábado …

Israel irá reabastecer o Mar da Galileia, onde Jesus andou sobre as águas

O Mar da Galileia, onde segundo a Bíblia Jesus teria andado sobre a água, será reabastecido com água do mar dessalinizada. A decisão foi tomada recentemente pelas autoridades locais. O resgate do Mar da Galileia acontece …