Greta Thunberg ganha prêmio de direitos humanos da Anistia

Adolescente sueca e seu movimento “Fridays for Future” dividem Prêmio Embaixador da Consciência, concedido pela organização internacional. “É preciso lutar pelo que achamos certo”, defende a ativista climática.

A adolescente sueca Greta Thunberg foi honrada nesta sexta-feira (07/06) com o prêmio de direitos humanos da Anistia Internacional por sua “liderança e coragem únicas em defender os direitos humanos”. O movimento ambientalista “Fridays for Future”, criado por ela, também levou o prêmio.

Greta, de 16 anos, influenciou milhares de estudantes a fazerem greve pelo clima às sextas-feiras. Por seu esforço para chamar a atenção das autoridades para as mudanças climáticas, o grupo recebeu o Prêmio Embaixador da Consciência, que em ocasiões passadas foi concedido ao jogador de futebol americano Colin Kaepernick e à cantora Alicia Keys, assim como aos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai e Nelson Mandela.

Em comunicado, Greta afirmou ser “uma grande honra” receber o prêmio em nome do movimento “Fridays for Future” (ou Greve pelo Futuro, como vem sendo chamado no Brasil). “Este não é meu prêmio, este é o prêmio de todos”, frisou.

É preciso lutar pelo que achamos ser certo. Acho que todos aqueles que fazem parte desse movimento estão fazendo isso”, disse a adolescente. “A injustiça que todos nós precisamos combater é a de que as pessoas no hemisfério sul serão as mais afetadas pela mudança climática, embora elas sejam as menos responsáveis por causá-la.”

Por sua vez, Kumi Naidoo, secretário-geral da Anistia Internacional, disse estar “inspirado pela determinação com que jovens ativistas em todo o mundo estão nos desafiando para confrontar as realidades da crise climática”.

“Eles nos lembram que somos mais poderosos do que pensamos e que todos nós temos um papel a desempenhar na proteção dos direitos humanos contra a catástrofe climática”, destacou ele em comunicado.

Greta deu início a seu movimento de jovens manifestantes ambientalistas no ano passado, com protestos semanais do lado de fora do Parlamento da Suécia. Desde então, a causa se espalhou pela Europa e pelos Estados Unidos, chegando a países como Brasil, Uganda e Austrália.

Em 24 de maio, um protesto global do movimento “Fridays for Future” foi organizado em 131 países.

Em sua missão em defesa do clima, a adolescente sueca tem se dirigido diretamente aos líderes internacionais, acusando-os de falhar com as futuras gerações ao não fazer o suficiente em prol do meio ambiente.

No ano passado, a ONU divulgou um relatório global em que afirma que a emissão de gases do efeito estufa precisa ser drasticamente reduzida nos próximos anos a fim de estabilizar o clima.

Segundo o relatório, as emissões globais de carbono atingiram o recorde de mais de 37 bilhões de toneladas métricas, o equivalente a 407 partes por milhão (ppm) – o valor representa um aumento de 45% em relação ao período pré-industrial.

A Anistia criou o Prêmio Embaixador da Consciência em 2002 para homenagear pessoas e grupos que promovem a causa dos direitos humanos. Ainda não foi marcada uma data para a cerimônia de premiação.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …