Greta Thunberg ganha prêmio de direitos humanos da Anistia

Adolescente sueca e seu movimento “Fridays for Future” dividem Prêmio Embaixador da Consciência, concedido pela organização internacional. “É preciso lutar pelo que achamos certo”, defende a ativista climática.

A adolescente sueca Greta Thunberg foi honrada nesta sexta-feira (07/06) com o prêmio de direitos humanos da Anistia Internacional por sua “liderança e coragem únicas em defender os direitos humanos”. O movimento ambientalista “Fridays for Future”, criado por ela, também levou o prêmio.

Greta, de 16 anos, influenciou milhares de estudantes a fazerem greve pelo clima às sextas-feiras. Por seu esforço para chamar a atenção das autoridades para as mudanças climáticas, o grupo recebeu o Prêmio Embaixador da Consciência, que em ocasiões passadas foi concedido ao jogador de futebol americano Colin Kaepernick e à cantora Alicia Keys, assim como aos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai e Nelson Mandela.

Em comunicado, Greta afirmou ser “uma grande honra” receber o prêmio em nome do movimento “Fridays for Future” (ou Greve pelo Futuro, como vem sendo chamado no Brasil). “Este não é meu prêmio, este é o prêmio de todos”, frisou.

É preciso lutar pelo que achamos ser certo. Acho que todos aqueles que fazem parte desse movimento estão fazendo isso”, disse a adolescente. “A injustiça que todos nós precisamos combater é a de que as pessoas no hemisfério sul serão as mais afetadas pela mudança climática, embora elas sejam as menos responsáveis por causá-la.”

Por sua vez, Kumi Naidoo, secretário-geral da Anistia Internacional, disse estar “inspirado pela determinação com que jovens ativistas em todo o mundo estão nos desafiando para confrontar as realidades da crise climática”.

“Eles nos lembram que somos mais poderosos do que pensamos e que todos nós temos um papel a desempenhar na proteção dos direitos humanos contra a catástrofe climática”, destacou ele em comunicado.

Greta deu início a seu movimento de jovens manifestantes ambientalistas no ano passado, com protestos semanais do lado de fora do Parlamento da Suécia. Desde então, a causa se espalhou pela Europa e pelos Estados Unidos, chegando a países como Brasil, Uganda e Austrália.

Em 24 de maio, um protesto global do movimento “Fridays for Future” foi organizado em 131 países.

Em sua missão em defesa do clima, a adolescente sueca tem se dirigido diretamente aos líderes internacionais, acusando-os de falhar com as futuras gerações ao não fazer o suficiente em prol do meio ambiente.

No ano passado, a ONU divulgou um relatório global em que afirma que a emissão de gases do efeito estufa precisa ser drasticamente reduzida nos próximos anos a fim de estabilizar o clima.

Segundo o relatório, as emissões globais de carbono atingiram o recorde de mais de 37 bilhões de toneladas métricas, o equivalente a 407 partes por milhão (ppm) – o valor representa um aumento de 45% em relação ao período pré-industrial.

A Anistia criou o Prêmio Embaixador da Consciência em 2002 para homenagear pessoas e grupos que promovem a causa dos direitos humanos. Ainda não foi marcada uma data para a cerimônia de premiação.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …