Um novo golpe está circulando pela internet, e dessa vez os criminosos usaram o nome de um órgão bem conhecido dos motoristas brasileiros: o Departamento Estadual de Trânsito, DETRAN.
Por meio de um falso e-mail do DETRAN, os golpistas informam o usuário sobre o recebimento de uma “multa por avançar o farol vermelho, descrita no artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro”.
A falsa mensagem também sugere que o destinatário baixe um aplicativo, que também não existe, para que o motorista possa acessar a um pretenso Sistema de Notificação Eletrônica, SNE DETRAN.
O pretenso sistema promete enviar ao usuário notificações a qualquer momento e de qualquer lugar, oferecendo ainda desconto de 40% no valor da multa para pagamento até a data de vencimento da mesma”.
Ao clicar na imagem e nos links da mensagem, o usuário poderá ter seu computador ou celular infectado com um vírus criado para roubar informações bancárias.
“Tudo mentira”, afirma Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia, responsável pela identificação do golpe.
“Os criminosos são muito criativos e conseguem criar novas armadilhas que realmente funcionam. O usuário necessita saber que os órgãos de trânsito federal, estaduais e municipais não enviam qualquer notificação por e-mail, mas fazem isso para o endereço de residência do motorista”, orienta o executivo.
“Ao receber este tipo de mensagem, o usuário deve imediatamente apagá-la do computador ou do celular”, aconselha Eduardo Lopes.
No ano passado, e-mails maliciosos contendo falsas mensagens de cobrança de conta de uma operadora móvel fizeram várias vítimas no Brasil. O conteúdo da mensagem era como uma espécie de aviso sobre as contas não pagas.
Em casos como esses, a principal dica é manter sempre os computadores e aplicativos atualizados, além de desconfiar de qualquer mensagem suspeita, mesmo que seja supostamente enviada por contatos conhecidos ou, principalmente, grandes empresas e órgãos governamentais.
// Canaltech