Estado mexicano de Yucatán se declara livre de cultivos transgênicos

Keith Weller, USDA / Wikimedia

Variedades exóticas de milho na América Latina são criadas para aumentar a diversidade genética

Variedades exóticas de milho são criadas para aumentar a diversidade genética

Na última quarta-feira (26), o governo do estado de Yucatán (MX) lançou um decreto que libera duas zonas específicas do uso de transgênicos. O estado governado por Rolando Zapata Bello (PRI), é o primeiro na península em tomar essa decisão.

Segundo o Diário Oficial do estado, as razões pelas que se declaram zona livre dos organismos geneticamente modificados (OGM) se deve a diversos fatores, entre eles os riscos que essas substâncias provocam na saúde dos seres humanos.

Os OGMs estão relacionados à incidência de câncer, à poluição do subsolo e do aquífero peninsular, que tem o solo mais permeável, além do dano à economia dos camponeses indígenas, que se sustentam a partir da apicultura (criação de abelhas).

O decreto estabelece que “é necessário aplicar o princípio de precaução ante o dano moralmente inaceitável de ameaça à saúde pela presença de soja transgênica e do uso extensivo de agroquímicos; pelos danos graves e irreversíveis à atividade apícola; e porque é injusto para futuras gerações”.

O decreto argumenta que os transgênicos “atentam contra os direitos humanos dos povos maias produtores de milho ou apicultores, contra a comercialização e a industrialização, e contra a propriedade social, assim como o direito humano a um ambiente saudável”.

A partir do decreto, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural, terá que promover o uso dos cultivos orgânicos entre os produtores agrícolas. Para isso, a ideia é entregar sementes livres de OGM e capacitar e supervisionar os camponeses sobre o cuidado com os cultivos orgânicos.

Debate

Nos últimos anos, a discussão sobre o uso de transgênicos na península de Yucatán tem ficado mais intensa.

No Campeche, por exemplo, as comunidades indígenas têm começado a transformar seu cultivo, mas têm enfrentado os grupos defensores dos OGM, como os menonitas (grupo religioso e étnico que chegou ao país na década de 20 no século passado) e as empresas desenvolvedoras destes produtos, como a Monsanto.

Recentemente, integrantes do coletivo Los Chenes viajaram ao Peru para participar na Conferência Latino-Americana para Doadores de Povos Indígenas, onde denunciaram que o estado mexicano é incapaz de atacar a sentença da Suprema Corte de Justiça da Nação (SCJN) vinculada ao cultivo ilegal de OGMs.

Quem tem advertido sobre as consequências do cultivo de transgênicos também alerta que a água da península yucateca é afetada pelos agroquímicos que, segundo as pesquisas da Universidade Autónoma de Yucatán (UAY) em parceria com a Universidade Autónoma de México (UNAM), afetam as mulheres maias.

Os estudos realizados determinaram a presença de elementos cancerígenos ligados aos uso de agroquímicos no leite materno e no sangue das mulheres.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …