Estado mexicano de Yucatán se declara livre de cultivos transgênicos

Keith Weller, USDA / Wikimedia

Variedades exóticas de milho na América Latina são criadas para aumentar a diversidade genética

Variedades exóticas de milho são criadas para aumentar a diversidade genética

Na última quarta-feira (26), o governo do estado de Yucatán (MX) lançou um decreto que libera duas zonas específicas do uso de transgênicos. O estado governado por Rolando Zapata Bello (PRI), é o primeiro na península em tomar essa decisão.

Segundo o Diário Oficial do estado, as razões pelas que se declaram zona livre dos organismos geneticamente modificados (OGM) se deve a diversos fatores, entre eles os riscos que essas substâncias provocam na saúde dos seres humanos.

Os OGMs estão relacionados à incidência de câncer, à poluição do subsolo e do aquífero peninsular, que tem o solo mais permeável, além do dano à economia dos camponeses indígenas, que se sustentam a partir da apicultura (criação de abelhas).

O decreto estabelece que “é necessário aplicar o princípio de precaução ante o dano moralmente inaceitável de ameaça à saúde pela presença de soja transgênica e do uso extensivo de agroquímicos; pelos danos graves e irreversíveis à atividade apícola; e porque é injusto para futuras gerações”.

O decreto argumenta que os transgênicos “atentam contra os direitos humanos dos povos maias produtores de milho ou apicultores, contra a comercialização e a industrialização, e contra a propriedade social, assim como o direito humano a um ambiente saudável”.

A partir do decreto, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural, terá que promover o uso dos cultivos orgânicos entre os produtores agrícolas. Para isso, a ideia é entregar sementes livres de OGM e capacitar e supervisionar os camponeses sobre o cuidado com os cultivos orgânicos.

Debate

Nos últimos anos, a discussão sobre o uso de transgênicos na península de Yucatán tem ficado mais intensa.

No Campeche, por exemplo, as comunidades indígenas têm começado a transformar seu cultivo, mas têm enfrentado os grupos defensores dos OGM, como os menonitas (grupo religioso e étnico que chegou ao país na década de 20 no século passado) e as empresas desenvolvedoras destes produtos, como a Monsanto.

Recentemente, integrantes do coletivo Los Chenes viajaram ao Peru para participar na Conferência Latino-Americana para Doadores de Povos Indígenas, onde denunciaram que o estado mexicano é incapaz de atacar a sentença da Suprema Corte de Justiça da Nação (SCJN) vinculada ao cultivo ilegal de OGMs.

Quem tem advertido sobre as consequências do cultivo de transgênicos também alerta que a água da península yucateca é afetada pelos agroquímicos que, segundo as pesquisas da Universidade Autónoma de Yucatán (UAY) em parceria com a Universidade Autónoma de México (UNAM), afetam as mulheres maias.

Os estudos realizados determinaram a presença de elementos cancerígenos ligados aos uso de agroquímicos no leite materno e no sangue das mulheres.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …