Estado mexicano de Yucatán se declara livre de cultivos transgênicos

Keith Weller, USDA / Wikimedia

Variedades exóticas de milho na América Latina são criadas para aumentar a diversidade genética

Variedades exóticas de milho são criadas para aumentar a diversidade genética

Na última quarta-feira (26), o governo do estado de Yucatán (MX) lançou um decreto que libera duas zonas específicas do uso de transgênicos. O estado governado por Rolando Zapata Bello (PRI), é o primeiro na península em tomar essa decisão.

Segundo o Diário Oficial do estado, as razões pelas que se declaram zona livre dos organismos geneticamente modificados (OGM) se deve a diversos fatores, entre eles os riscos que essas substâncias provocam na saúde dos seres humanos.

Os OGMs estão relacionados à incidência de câncer, à poluição do subsolo e do aquífero peninsular, que tem o solo mais permeável, além do dano à economia dos camponeses indígenas, que se sustentam a partir da apicultura (criação de abelhas).

O decreto estabelece que “é necessário aplicar o princípio de precaução ante o dano moralmente inaceitável de ameaça à saúde pela presença de soja transgênica e do uso extensivo de agroquímicos; pelos danos graves e irreversíveis à atividade apícola; e porque é injusto para futuras gerações”.

O decreto argumenta que os transgênicos “atentam contra os direitos humanos dos povos maias produtores de milho ou apicultores, contra a comercialização e a industrialização, e contra a propriedade social, assim como o direito humano a um ambiente saudável”.

A partir do decreto, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural, terá que promover o uso dos cultivos orgânicos entre os produtores agrícolas. Para isso, a ideia é entregar sementes livres de OGM e capacitar e supervisionar os camponeses sobre o cuidado com os cultivos orgânicos.

Debate

Nos últimos anos, a discussão sobre o uso de transgênicos na península de Yucatán tem ficado mais intensa.

No Campeche, por exemplo, as comunidades indígenas têm começado a transformar seu cultivo, mas têm enfrentado os grupos defensores dos OGM, como os menonitas (grupo religioso e étnico que chegou ao país na década de 20 no século passado) e as empresas desenvolvedoras destes produtos, como a Monsanto.

Recentemente, integrantes do coletivo Los Chenes viajaram ao Peru para participar na Conferência Latino-Americana para Doadores de Povos Indígenas, onde denunciaram que o estado mexicano é incapaz de atacar a sentença da Suprema Corte de Justiça da Nação (SCJN) vinculada ao cultivo ilegal de OGMs.

Quem tem advertido sobre as consequências do cultivo de transgênicos também alerta que a água da península yucateca é afetada pelos agroquímicos que, segundo as pesquisas da Universidade Autónoma de Yucatán (UAY) em parceria com a Universidade Autónoma de México (UNAM), afetam as mulheres maias.

Os estudos realizados determinaram a presença de elementos cancerígenos ligados aos uso de agroquímicos no leite materno e no sangue das mulheres.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …