Após festa que “passou dos limites”, presidente e funcionários da Salesforce no Brasil são demitidos

Uma polêmica e tanto está rolando no mundo corporativo tecnológico. Acontece que a Salesforce, multinacional desenvolvedora de softwares, ofereceu uma festa de fim de ano para seus funcionários brasileiros, mas a descontração extrapolou alguns limites, ocasionando a demissão do presidente da subsidiária brasileira.

Na festa, houve um concurso de fantasias como parte da confraternização, oferecendo um prêmio em dinheiro para as três pessoas que estivessem com a melhor produção. Com a premiação máxima de R$ 3 mil, o pessoal decidiu se empenhar bastante na criação de suas fantasias, mas um dos funcionários, que atua no setor de vendas, achou que se fantasiar do meme “Negão do WhatsApp” seria uma boa ideia.

Vestindo trajes similares aos do homem que acabou virando meme no mensageiro, o funcionário também improvisou uma prótese para simular o pênis de dimensões exageradas do personagem.

(dv) Redes Sociais

Na foto, vemos o funcionário fantasiado de “Negão do WhatsApp”

A piada de mau gosto não teria causado grande impacto se uma foto do pessoal não tivesse sido registrada, com o rapaz fantasiado de meme ao lado do diretor comercial.

A foto chegou à matriz norte-americana da Salesforce, que achou a fantasia inadmissível, por satirizar a imagem de um homem negro, perpetuando estereótipos de raça. A companhia teria pedido à direção para demitir o funcionário, mas o diretor comercial brasileiro alegou que “aqui no Brasil as pessoas são mais liberais” e, por isso, tentou mantê-lo no cargo.

Contudo, a postura do diretor não agradou aos cabeças da Salesforce, que decidiu demiti-lo também. Então, o presidente da filial brasileira decidiu intervir, alegando que a punição seria exagerada.

No fim das contas, a matriz decidiu demitir todo mundo: o funcionário de vendas, o diretor comercial e o presidente da Salesforce no Brasil. Ainda, outros dois funcionários que teriam se fantasiado de personagens negros do filme As Branquelas foram suspensos enquanto seu comportamento é avaliado pela empresa.

Procurada pela Folha de S. Paulo, a companhia confirmou que desligou, sim, os três funcionários, mas disse que, por conta de protocolos internos, não faria comentários oficiais a respeito.

Blackface

Ainda que os brasileiros tenham se defendido explicando que a fantasia foi apenas uma brincadeira, o ato de uma pessoa branca se fantasiar de um personagem negro é mal visto por conta do chamado “blackface”: a prática inicialmente teatral em que atores brancos se pintavam com carvão para representar personagens afro-americanos.

O problema é que, com o blackface, estereótipos negativos quanto à aparência negra são perpetuados, gerando atitudes consideradas racistas.

Nos Estados Unidos, o blackface se popularizou no século 19 e acabou contribuindo para o racismo no país, ridicularizando a aparência negra, que “seria digna de ser uma fantasia”, deixando de lado toda a luta histórica por direitos iguais e o fim do preconceito racial.

Depois de mais de 100 anos de prática, o blackface enfim foi considerado uma atitude racista no teatro, televisão e cinema nos EUA, com a indústria do entretenimento deixando a prática de lado.

Aqui no Brasil, ainda é comum vermos pessoas fantasiadas de personagens negros no Carnaval, por exemplo, mas os movimentos sociais locais vêm se espelhando na luta racial norte-americana para combater a prática por aqui, também.

Ciberia // CanalTech

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que decisão miserável! A punição deveria ser pela baixaria moral e não pelo suposto racismo.
    Essa é mais uma demonstração da estupidez do conceito de “politicamente correto”.
    “Coam-se mosquitos e engolem-se camelos.”

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …

Dinossauros foram extintos por impacto de asteroide, defende pesquisa científica

O mistério que levou ao fim da era dos dinossauros motiva pesquisadores do mundo inteiro a debater o que teria provocado essa extinção. Um novo estudo busca descartar a teoria de que a atividade vulcânica …

Microsoft assume compromisso de ser uma empresa carbono negativo até 2030

A Microsoft fez uma transmissão ao vivo para contar ao mundo o seu engajamento com o meio ambiente, a fim de trazer um futuro mais sustentável. Em apresentação conduzida por Satya Nadella (CEO), Amy Hood (CFO) …

Marine Le Pen se lança em pré-campanha presidencial

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de sua campanha “pré-presidencial”. O pleito acontece apenas em 2022, mas a candidata derrotada no segundo turno em 2017, que enfrenta …

Bolsonaro é autor de mais da metade dos ataques a jornalistas em 2019

Em todo o ano foram registrados 208 casos de ataques a veículos de comunicação e jornalistas, um aumento de 54%. Presidente foi responsável por 121 deles, afirma a entidade. O presidente Jair Bolsonaro, sozinho, é responsável …

Qual a idade em que somos mais infelizes, segundo a ciência

A chamada crise dos 40 deixou de ser um mito, pelo menos de acordo com uma ampla pesquisa realizada em 134 países pelo economista David Blanchflower, professor da universidade Dartmouth College, nos EUA, e ex-membro …

Trump fecha acordo e sinaliza fim da "guerra fiscal" com a China

Na última quarta-feira, os Estados Unidos e a China firmaram um acordo que pode ser o primeiro passo para o fim da chamada “guerra comercial” entre as potências. O pacto, que foi anunciado em dezembro do …

YouTube vincula anúncios em vídeos controversos sobre mudanças climáticas

Uma notícia deixou algumas empresas anunciantes do YouTube surpresas. Segundo estudo feito pela Avaaz, a plataforma de vídeos da Google tem vinculado anúncios de grandes companhias em vídeos que têm como propósito desinformar as pessoas …

Premiê renuncia após Putin propor reformas constitucionais

Líder russo propõe pacote de mudanças com as quais, segundo críticos, poderia permanecer no poder após fim do mandato. Premiê Medvedev renuncia com todo o gabinete para "abrir espaço" às reformas. O presidente da Rússia, Vladimir …