O Relatório Internacional de Migração de 2017, divulgado pelo Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (DECA, na sigla em inglês), registra mais brasileiros vivendo na Venezuela do que venezuelanos vivendo no Brasil. Os dados são em números absolutos.
De acordo com o relatório, 0,02% da população do país vizinho é formada por brasileiros, com 6.119 imigrantes do Brasil vivendo no país. Já o número de venezuelanos vivendo no Brasil é de 3.515 pessoas, cerca de 0,001% da população brasileira. Em relação ao total de venezuelanos, aproximadamente 0,01% moram no Brasil.
No caso da Argentina, cerca de 0,004% do total de venezuelanos pelo mundo vivem no vizinho latino-americano. Comparando o número de argentinos pelo mundo, cerca de 0,02% vivem na Venezuela.
Outro país da América Latina que possui mais cidadãos vivendo na Venezuela do que abrigando cidadãos venezuelanos é a Colômbia. Cerca de 0,1% da população colombiana é constituída por imigrantes venezuelanos: 49.829 pessoas. Já na Venezuela, vivem 988.483 colombianos, cerca de 3,1% da população.
Ciberia // Revista Fórum