Físicos procuram por “fóton escuro” para provar a existência de uma 5ª força

Um grupo de físicos italianos conduz uma ambiciosa pesquisa em busca de uma “força negra” da natureza que, caso seja encontrada, abrirá portas para um vasto, desconhecido e invisível reino do Universo.

O Universo como o conhecemos possui cerca de um décimo de todas as coisas que pairam por aí. Todo o resto é invisível ou, pelo menos, impossível de detectar – exceto os efeitos da sua gravidade na fração de material que somos capazes de ver.

Os cientistas apelidam essa “força negra” de material escuro do setor ausente – classe de partículas energéticas e massivas que aparentemente existem em algum lugar, mas que não interagem com a matéria luminosa (aquela que nos compõe e que somos capazes de ver).

Um novo e ambicioso projeto do Instituto Nacional de Física Nuclear, na Itália, tentará desbloquear todo esse material escuro através de um fóton escuro teórico – uma versão dos fótons normais que carregam a luz aplicada à matéria escura – como chave.

E, se o verdadeiro fóton escuro for encontrado, fornecerá evidências para a quinta força do Universo – o que seria uma notícia incrível para a Física e para a Ciência.

A procura pela matéria escura é um assunto já abordado na Física. No entanto, a nova experiência procura descobrir se a massa escura interage com a matéria regular através de uma espécie de “mensageiro” de partículas escuras.

“Se encontrarmos essa força, o paradigma que temos agora mudará completamente. A descoberta abriria todo um novo mundo e ajudaria a entender as partículas e as forças que compõem o setor escuro”, disse o pesquisador Mauro Raggi, da Universidade Sapienza de Roma, em declarações ao The Guardian.

Antimatéria vs Diamante

Para encontrar a quinta força, os físicos planejam bombardear um fragmento de diamante (conhecido com diamond wafer) com um feixe de partículas de antimatéria, os pósitrons – a antimatéria “prima” dos elétrons. O instrumento utilizado para a experiência é conhecido como Padme – Positron Annihilation into Dark Matter Experiment.

Em circunstâncias normais, quando pósitrons e elétrons chocam entre si acabam por se aniquilar, dando origem a um par de fótons regulares. No entanto, se os fótons escuros existirem realmente, a colisão deverá produzir, de vez em quando, apenas um fóton regular. Ou seja, em vez de a interação produzir dois fótons regulares, deveriam surgir lado a lado um fóton escuro e um fóton normal.

Em declarações ao Physics World, os cientistas disseram que esperam que o feixe de pósitrons utilizado no Padme colida com elétrons suficientes do diamante de forma a originar um fóton escuro.

No entanto, e mesmo que a experiência seja bem sucedida, o Padme não será capaz de detectar o fóton escuro diretamente. Em vez disso, o fóton desaparecido servirá como prova.

Uma aniquilação elétron-pósitron capaz de produzir um fóton escuro será identificada no Padme como uma parte da energia que desapareceu, porque já teria passado para o setor escuro da matéria.

Se tudo isso acontecer, os físicos esperam conseguir confirmar e medir a massa do fóton escuro – pois, ao contrário dos fótons regulares, os escuros têm matéria. A confirmação não seria só a evidência de uma nova partícula, mas também de toda uma força completamente nova.

No Universo luminoso existem 4 forças, entre as quais: a eletromagnética, que transporta energia luminosa e liga átomos a outros átomos (e garante que não caiamos de uma cadeira, por exemplo); a força forte, que mantém as partículas dentro dos átomos juntas; a força fraca, que faz com que os átomos caiam e se decomponham e, por fim, a força gravitacional, que nos prende à Terra e orienta os movimentos do Universo.

Se confirmados os fótons escuros, eles seriam a manifestação de uma 5ª força, que ainda não está contemplada no nosso modelo atual – o eletromagnetismo escuro.

“Estamos atirando para todos os lados”, concluiu Rammi, acrescentando que, “se estamos tentando, temos pelo menos uma oportunidade de conseguir”.

Esta é desde o início uma pesquisa que se adivinha muito difícil – pesquisas realizadas anteriormente não detectaram nenhuma partícula escura. No entanto, caso os físicos consigam finalmente “flagrar” o fóton escuro, seria então o momento de reescrever os livros de Física.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …