Elon Musk fuma maconha em programa ao vivo e executivos da Tesla pedem demissão

Elon Musk se envolveu em mais uma controvérsia. O CEO e cofundador da Tesla e da SpaceX participou nesta quinta-feira (6) do podcast do comentarista de UFC Joe Rogan e, no meio do programa, resolveu dar um tapa na pantera.

Ao longo de duas horas e meia de programa, Musk falou de seus planos de construir um avião elétrico capaz de fazer decolagem vertical e alcançar velocidades supersônicas. Apesar de a ideia empolgar, ele logo tratou de jogar um balde de água fria nos entusiastas e disse que, no momento, há outras prioridades para suas empresas.

Carros elétricos são importantes, painéis solares são importantes, armazenamento estacionário de energia é importante… Todas essas coisas são mais importantes que criar um avião elétrico”, disse Musk.

O executivo também aproveitou a oportunidade para criticar a utilização indiscriminada de combustíveis fósseis, classificando-os como “o experimento mais estúpido da história da humanidade”.

A partir daí, a conversa transitou por outros caminhos, até que Rogan apresentou o executivo a uma mistura de tabaco e maconha.

“E isso é legal, né?“, questionou o executivo. “Totalmente legal”, respondeu o apresentador. Musk então deu um trago e disse que acha que já experimentou maconha uma vez. “Qual é, cara?”, retrucou Rogan em tom jocoso.

A risadinha de canto de boca tem uma explicação: no começo de agosto, Musk insinuou no Twitter que fecharia o capital da Tesla e recompraria as ações da companhia por US$ 420.

A publicação estremeceu o mercado financeiro, causou estranheza em analistas e rendeu algumas teorias da conspiração, que ganharam respaldo numa declaração feita pela rapper Azealia Banks no Instagram.

Na publicação, a cantora disse ter passado um tempo hospedada com Musk e sua namorada, a também cantora Grimes, e vê-la várias vezes confortando o bilionário por ter publicado no Twitter durante uma “viagem lisérgica”.

Dias depois, Musk veio a público negar que estava “louco na droga” quando falou no Twitter e que não consumiria maconha porque ela “não é útil para a produtividade”. Apesar dos esclarecimentos e pedidos de desculpas aos acionistas, Musk foi acusado e processado por tentar manipular as ações da Tesla na Bolsa.

Repecursão negativa

Apesar de o episódio de ontem ter ocorrido na Califórnia, estado norte-americano onde o uso recreacional da maconha é liberado, ele não foi bem recebido pelos executivos da Tesla.

Na manhã desta sexta-feira (7), Dave Morton, o executivo oficial de contas da montadora, pediu demissão do cargo menos de um mês depois de assumi-lo. Em comunicado, Morton explicou que “o nível de atenção pública recebida pela empresa, bem como o andar dos trabalhos na companhia, excederam minhas expectativas”.

A diretora de recursos humanos, Gabrielle Toledano, também decidiu não trabalhar mais para a Tesla. Em entrevista à Bloomberg, ela revelou que não retornaria aos escritórios depois de seu período de férias chegar ao fim.

O mercado também não reagiu bem ao ocorrido. Na manhã de hoje, as ações da Tesla estavam sendo negociadas numa baixa de 10%, a maior desvalorização sofrida pela empresa em dois anos. No momento em que esta matéria é escrita, entretanto, a companhia apresentou uma ligeira recuperação e opera em baixa de 5,31%.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …