Elon Musk fuma maconha em programa ao vivo e executivos da Tesla pedem demissão

Elon Musk se envolveu em mais uma controvérsia. O CEO e cofundador da Tesla e da SpaceX participou nesta quinta-feira (6) do podcast do comentarista de UFC Joe Rogan e, no meio do programa, resolveu dar um tapa na pantera.

Ao longo de duas horas e meia de programa, Musk falou de seus planos de construir um avião elétrico capaz de fazer decolagem vertical e alcançar velocidades supersônicas. Apesar de a ideia empolgar, ele logo tratou de jogar um balde de água fria nos entusiastas e disse que, no momento, há outras prioridades para suas empresas.

Carros elétricos são importantes, painéis solares são importantes, armazenamento estacionário de energia é importante… Todas essas coisas são mais importantes que criar um avião elétrico”, disse Musk.

O executivo também aproveitou a oportunidade para criticar a utilização indiscriminada de combustíveis fósseis, classificando-os como “o experimento mais estúpido da história da humanidade”.

A partir daí, a conversa transitou por outros caminhos, até que Rogan apresentou o executivo a uma mistura de tabaco e maconha.

“E isso é legal, né?“, questionou o executivo. “Totalmente legal”, respondeu o apresentador. Musk então deu um trago e disse que acha que já experimentou maconha uma vez. “Qual é, cara?”, retrucou Rogan em tom jocoso.

A risadinha de canto de boca tem uma explicação: no começo de agosto, Musk insinuou no Twitter que fecharia o capital da Tesla e recompraria as ações da companhia por US$ 420.

A publicação estremeceu o mercado financeiro, causou estranheza em analistas e rendeu algumas teorias da conspiração, que ganharam respaldo numa declaração feita pela rapper Azealia Banks no Instagram.

Na publicação, a cantora disse ter passado um tempo hospedada com Musk e sua namorada, a também cantora Grimes, e vê-la várias vezes confortando o bilionário por ter publicado no Twitter durante uma “viagem lisérgica”.

Dias depois, Musk veio a público negar que estava “louco na droga” quando falou no Twitter e que não consumiria maconha porque ela “não é útil para a produtividade”. Apesar dos esclarecimentos e pedidos de desculpas aos acionistas, Musk foi acusado e processado por tentar manipular as ações da Tesla na Bolsa.

Repecursão negativa

Apesar de o episódio de ontem ter ocorrido na Califórnia, estado norte-americano onde o uso recreacional da maconha é liberado, ele não foi bem recebido pelos executivos da Tesla.

Na manhã desta sexta-feira (7), Dave Morton, o executivo oficial de contas da montadora, pediu demissão do cargo menos de um mês depois de assumi-lo. Em comunicado, Morton explicou que “o nível de atenção pública recebida pela empresa, bem como o andar dos trabalhos na companhia, excederam minhas expectativas”.

A diretora de recursos humanos, Gabrielle Toledano, também decidiu não trabalhar mais para a Tesla. Em entrevista à Bloomberg, ela revelou que não retornaria aos escritórios depois de seu período de férias chegar ao fim.

O mercado também não reagiu bem ao ocorrido. Na manhã de hoje, as ações da Tesla estavam sendo negociadas numa baixa de 10%, a maior desvalorização sofrida pela empresa em dois anos. No momento em que esta matéria é escrita, entretanto, a companhia apresentou uma ligeira recuperação e opera em baixa de 5,31%.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Múmia e amuletos divinos são descobertos no Egito

Um grupo de arqueólogos descobriu várias múmias antigas no Egito – incluindo os restos de um misterioso indivíduo extremamente bem conservado – em uma sepultura comum na margem oeste do Rio Nilo.  A tumba foi encontrado …

Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a quatro pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos da mesma doadora desenvolveram posteriormente câncer de mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara. Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de …

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontraram uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …

Filhote de lobo da Idade do Gelo é encontrado preservado em mina de ouro

Enquanto procuravam por ouro nos solos gelados do território de Yukon, no Canadá, um grupo de mineiros descobriu um tesouro ainda mais raro: os corpos extremamente preservados de um filhote de lobo e de um …

Foto de menino se despedindo do pai já vale milhões (e muito mais em solidariedade)

A foto publicada no Twitter foi compartilhada milhares de vezes, gerando uma onda de solidariedade que já angariou mais de 7 milhões de rúpias. A maior parte do dinheiro servirá para ajudar a pagar as …