A criança norte-americana estava sendo atacada por um enxame quando caiu sobre um espeto de carne usado em churrascos. O espeto perfurou seu crânio 15 centímetros.
Xavier Cunningham, de apenas 10 anos, brincava na sua casa da árvore quando apareceu um enxame de abelhas. O menino, que tentava se proteger, acabou caindo da árvore e pousando, de cabeça, em um espeto de churrasco que perfurou seu crânio.
Apesar do susto mortífero, os médicos esperam uma recuperação total do menino de Missouri, afirmando que ter sobrevivido ao acidente acabou sendo um milagre, visto que o espeto não atingiu o olho, a medula, nem o cérebro e não perfurou nenhum dos principais vasos de sangue.
“Ouvi um grito e corri escadas abaixo”, contou Gabrielle Miller, mãe do menino, ao Independent. “Ele entrou dentro de casa e tinha aquela coisa na cabeça”.
Levado para o hospital local, Xavier foi transferido para o Hospital de Kansas City, sendo depois deslocado para o centro hospitalar da Universidade do Kansas onde foi operado ao ferimento.
(h) Medical News Network / AP

Raio-X mostra o espeto de churrasco no crânio de Xavier Cunningham
“O espeto não podia ter entrado em um local melhor. Havia uma chance em um milhão de o espeto penetrar 15 centímetros no rosto e não atingir nenhum órgão vital“, explicou ao Kansas City Star, Koji Eberdole, diretor de Neurorradiologia Cirúrgica Endovascular do centro hospitalar que realizou a operação.
“Nunca tinha visto um sobrevivente de um ferimento com essa profundidade, muito menos alguém a quem depositamos esperanças de uma recuperação total ou quase total“, contou o médico.
Koji Eberdole descreveu o menino de 10 anos como sendo “extraordinariamente resiliente e corajoso” ao ter decidido esperar toda a noite pela equipe médica depois de as radiografias terem revelado não existirem motivos para uma cirurgia urgente.
Na operação, os médicos conseguiram retirar o espeto em um ângulo reto, trabalhando cuidadosamente para garantir que as arestas do espeto não causavam danos ao menino corajoso.
Ciberia // ZAP