Iluminado: gaúcho com apenas três anos ensina meditação no YouTube

Um garotinho de apenas três anos emociona ao falar de paz, amor, meditação, harmonia e sabedoria na internet. Mesmo tão jovem, ele gera reflexão sobre quem somos e se existe idade para despertar a consciência para o que é bom e o que faz bem.

Assim é o canal do Eric Marques, chamado a Hora do Eric, criado pelo pai dele, o produtor, Tom Nunes. O canal já tem 13 mil inscritos com postagens que passam de 20 mil visualizações.

A família mora em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e segundo o pai, a Hora do Eric pretende ajudar as pessoas a desenvolver seus filhos e a explorar a capacidade deles com conteúdos diferentes do padrão, ensinamentos e muito humor.

Iluminado e fofo

“Todos que conhecem o Eric são apaixonados por ele. Ele é muito piadista, sensível, não assiste TV aberta, não come carne e ouve muita música, adora jogos eletrônicos, animais, arte, pintura e artesanato”, contou Tom Nunes, em entrevista ao SNB.

Em um dos vídeos, Eric fala sobre meditação de forma simples: “Você alguma vez percebeu como sua mente é barulhenta?”. Aí ele põe a mãozinha na cabeça e faz uma dancinha rápida, bem humorada, sorri para a câmera e continua: “Quando estamos em meditação estamos presentes. Percebemos a mente pensando, lembrando, questionando e respondendo”, fala o menino na gravação.

Tom revelou que foi o próprio Eric quem deu o nome ao canal – que está no YouTube, Facebook e Instagram. E, de fato, é emocionante e surpreendente ver o Eric na sua performance descontraída, falando para o mundo do jeito engraçadinho que uma criança de três anos sabe falar.

O pai dele conta que já tinha o projeto em mente antes mesmo do Eric nascer. Ele já trabalhava com produção audiovisual e a esposa, Aline Marques, com fotografia e decoração.

Um dia, conta ele, “o Eric tinha dois anos de idade, ligamos a câmera e ele não parou mais. Parecia que tinha nascido para fazer isso, e agora passa algumas mensagens junto com a nossa ideia de criação e liberdade para as crianças se desenvolverem”.

“Ele simplesmente deu um show. Eu sempre conto que ele me fez rir muito e improvisou, sem vergonha nenhuma”, contou.

Gravações

Tom revela também que apesar de muitas pessoas pensarem que o Eric lê, ele não lê… e escreve poucas palavras. “Eu crio um roteiro sempre em cima de algo que passe algum valor para ele. Leio o roteiro para o Eric antes das gravações e conversamos um pouco sobre o assunto”, explica.

O pai conta que eles gravam geralmente em meio a natureza para que o menino tenha esse contato. “Separo por frases para que ele consiga falar e ele repete do jeito que só ele sabe fazer. Os textos difíceis são justamente para que o vocabulário dele aumente. A ideia é que ele tenha contato com outros ensinamentos, cultura. Conforme ele evolui, o canal evolui junto”, diz.

Tom disse que o Eric surpreende desde muito cedo, com perguntas e palavras. Uma das condições para fazer os vídeos é não esconder nada do garoto, que fala de tudo, sobre qualquer assunto: música, ciências, pensamentos, história, e tudo que der na telha.

Mas, para isso, o papo com a família é transparente. “Acreditamos que quanto menos mentiras contarmos para nossos filhos, mais cedo eles despertarão”, defende o pai.

Sucesso

A receptividade ao canal, segundo Tom, está sendo maravilhosa de várias formas, porque mostra que eles estão no caminho certo: “Nossa missão é levar luz.”

Tom também deixa uma mensagem para os pais: “Não limitem seus filhos, não importa a forma que eles se expressem, prestem atenção neles. Não minta, seja sincero sempre e assuma quando estiver errado. Seu filho nunca vai esquecer disso. Tudo que você representa para ele será sua raiz”, aconselha.

Ciberia // Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pura mistificação. É o passo adiante da manipulação do politicamente correto: a espiritualidade estereotipada, que fingindo buscar a elevação da alma, abstrai a alma.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …