Olho castanho traiu especialista em fertilização que usou seu sêmen em paciente

(dr) Rebecca Dixon

Dixons descobriram que Rebebcca (à esq.) não era filha biológica de Daniel (à dir.)

Dixons descobriram que Rebebcca (à esq.) não era filha biológica de Daniel (à dir.). Pais com olhos azuis nunca podem dar filho de olho castanho…

Um ex-especialista em fertilização de Ontário, no Canadá, está sendo acusado de ter usado seu próprio sêmen para engravidar pelo menos duas pacientes.

Daniel e Davina Dixon, e sua filha Rebecca, entraram com uma ação civil contra o médico especialista em fertilização Norman Barwin.

Eles recorreram à Justiça depois de descobrirem que Rebecca não era filha biológica de Daniel.

A família quer que Barwin seja punido criminalmente e também cobra dele uma indenização. Os Dixons buscaram os serviços do médico em 1989 para ajudar Davina a engravidar.

Segundo o processo, o médico coletou uma amostra do esperma de Daniel, que o casal acreditava que seria usado para o tratamento de fertilização.

Rebecca, hoje com 26 anos, nasceu em 1990. “Desde que nasceu até hoje, Rebecca, Daniel e Davina acreditavam que Rebecca era a filha biológica de Daniel”, diz o documento.

No entanto, as suspeitas surgiram quando Davina viu um post no Facebook em fevereiro deste ano sobre como seria pouco usual para dois indivíduos de olhos azuis terem um filho com olhos castanhos.

Segundo a genética, os pais com olhos castanhos podem ter filhos com olhos castanhos ou filhos com olhos claros, mas quando ambos os pais têm olhos azuis, seu par de genes são azul-azul, logo só podem transmitir aos filhos os genes de olhos azuis.

“Ela ficou preocupada porque ela e Daniel têm olhos azuis e Rebecca, castanhos“, acrescenta o processo.

(dr) CBC

Norman Barwin é acusado de ter usado seu próprio esperma para engravidar pelo menos duas pacientes

Norman Barwin é acusado de ter usado seu próprio esperma para engravidar pelo menos duas pacientes

‘Semelhança estranha’

A família fez um teste de DNA que confirmou que Daniel não era o pai de Rebecca.

Eles começaram, então, a investigar a história de Norman Barwin. E descobriram que, em 2013, o médico havia sido punido por fazer inseminação artificial em três pacientes com o sêmen errado na clínica de Ottawa. A família também percebeu que Rebecca possuía “uma semelhança física estranha com Barwin”.

Meses depois, Rebecca entrou em contato pela internet com Kathryn Palmer, de 25 anos. No ano passado, Kathryn descobriu que Barwin era seu pai biológico. Os pais dela também foram pacientes do médico.

Rebecca e Kathryn fizeram, então, um segundo exame de DNA, que confirmou que elas eram meias-irmãs.

A advogada que representa os Dixons diz que Barwin pode ter usado seu próprio esperma para engravidar outras pacientes. E acrescentou que, se a hipótese for confirmada, transformará a ação civil em uma ação civil coletiva contra o médico.

Nenhuma das acusações contra Barwin foi provada. O advogado do médico afirmou que vai divulgar um comunicado apresentando sua defesa nas próximas semanas.

O caso guarda semelhanças com o do médico brasileiro Roger Abdelmassih. Especialista em reprodução humana, e um dos pioneiros da fertilização in vitro no Brasil, foi condenado a 278 anos de prisão por abusar sexualmente de suas pacientes enquanto estavam sob efeitos de sedativos.

Segundo relatos, o ex-médico brasileiro teria usado o sêmen de desconhecidos para engravidar algumas das mulheres.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …