Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta.

A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase 60 anos, desde estudos de sondas soviéticas e americanas. Pesquisadores descobriram que a capa protetora de Vênus é completamente diferente da do nosso planeta.

Por exemplo, a atmosfera de Vênus é extremamente densa e a pressão na sua superfície é quase 100 vezes maior do que na Terra. A alta densidade faz com que o dióxido de carbono, que corresponde a cerca de 95% da massa do ar de Vênus, se comporte como um fluído exótico, e também ocasiona uma série de efeitos incomuns.

Em particular, a atmosfera do planeta gira 60 vezes mais rápido que o próprio planeta, provocando ventos de 500 quilômetros por hora. Além disso, o dia em Vênus é mais longo do que um ano no planeta – 240 e 224 dias terrestres, respectivamente.

Propriedades atípicas da camada de ar de Vênus dão origem a misteriosas estruturas gigantes, indecifráveis até então por pesquisadores. A letra gigante Y, que foi descoberta no início dos anos 60, e uma onda vertical de 10 mil quilômetros de comprimento são alguns detalhes de Vênus que até agora não foram decifrados.

Hiroki Kashimura, da Universidade de Kobe, e outros membros do grupo científico Akatsuki descobriram outra estrutura muito estranha através de imagens das camadas inferiores das nuvens de Vênus, que foram fotografadas com câmeras infravermelhas. As imagens foram publicadas na revista Nature este mês.

(dv) Nature

Estrutura espiral na atmosfera de Vênus, descoberta pela nave Akatsuki

Os cientistas não estavam muito interessados nas nuvens de ácido sulfúrico e, sim, na localização, na densidade e em outras características que mostram a direção e velocidade dos ventos na atmosfera de Vênus.

Essas observações deveriam ajudá-los a descobrir o que acontece por trás das nuvens e a entender que processos climáticos ocorrem na atmosfera do planeta misterioso.

Em vez disso, eles se depararam com outro enigma. Combinando as imagens dos últimos três anos, astrônomos japoneses descobriram que as regiões circumpolares e temperadas da atmosfera de Vênus possuem espirais gigantes, formadas por correntes rápidas de ar.

O comprimento de cada “cauda” da espiral é de cerca de 10 mil quilômetros, já o diâmetro delas corresponde a centenas de milhares de quilômetros.

Para entender melhor, a equipe pediu ajuda a colegas para a criação de modelos climáticos de Vênus baseados nos dados recebidos da Akatsuki e de outras sondas. Os cálculos já tinham indicado a existência de espirais na atmosfera de Vênus, mas não houve oportunidade de comprovação até agora.

Com os cálculos, os astrônomos entenderam como surgem as misteriosas espirais. Foi constatado que são geradas por dois fenômenos conhecidos por terráqueos: ventos polares de alta altitude, que coordenam o clima no nosso planeta, e a força inercial de Coriolis gerada pela rotação da Terra.

Curiosamente, os cálculos demonstram que as espirais deveriam existir na atmosfera de Vênus constantemente, mas não é assim: apareceram e desapareceram periodicamente e a causa ainda é desconhecida.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …