Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta.

A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase 60 anos, desde estudos de sondas soviéticas e americanas. Pesquisadores descobriram que a capa protetora de Vênus é completamente diferente da do nosso planeta.

Por exemplo, a atmosfera de Vênus é extremamente densa e a pressão na sua superfície é quase 100 vezes maior do que na Terra. A alta densidade faz com que o dióxido de carbono, que corresponde a cerca de 95% da massa do ar de Vênus, se comporte como um fluído exótico, e também ocasiona uma série de efeitos incomuns.

Em particular, a atmosfera do planeta gira 60 vezes mais rápido que o próprio planeta, provocando ventos de 500 quilômetros por hora. Além disso, o dia em Vênus é mais longo do que um ano no planeta – 240 e 224 dias terrestres, respectivamente.

Propriedades atípicas da camada de ar de Vênus dão origem a misteriosas estruturas gigantes, indecifráveis até então por pesquisadores. A letra gigante Y, que foi descoberta no início dos anos 60, e uma onda vertical de 10 mil quilômetros de comprimento são alguns detalhes de Vênus que até agora não foram decifrados.

Hiroki Kashimura, da Universidade de Kobe, e outros membros do grupo científico Akatsuki descobriram outra estrutura muito estranha através de imagens das camadas inferiores das nuvens de Vênus, que foram fotografadas com câmeras infravermelhas. As imagens foram publicadas na revista Nature este mês.

(dv) Nature

Estrutura espiral na atmosfera de Vênus, descoberta pela nave Akatsuki

Os cientistas não estavam muito interessados nas nuvens de ácido sulfúrico e, sim, na localização, na densidade e em outras características que mostram a direção e velocidade dos ventos na atmosfera de Vênus.

Essas observações deveriam ajudá-los a descobrir o que acontece por trás das nuvens e a entender que processos climáticos ocorrem na atmosfera do planeta misterioso.

Em vez disso, eles se depararam com outro enigma. Combinando as imagens dos últimos três anos, astrônomos japoneses descobriram que as regiões circumpolares e temperadas da atmosfera de Vênus possuem espirais gigantes, formadas por correntes rápidas de ar.

O comprimento de cada “cauda” da espiral é de cerca de 10 mil quilômetros, já o diâmetro delas corresponde a centenas de milhares de quilômetros.

Para entender melhor, a equipe pediu ajuda a colegas para a criação de modelos climáticos de Vênus baseados nos dados recebidos da Akatsuki e de outras sondas. Os cálculos já tinham indicado a existência de espirais na atmosfera de Vênus, mas não houve oportunidade de comprovação até agora.

Com os cálculos, os astrônomos entenderam como surgem as misteriosas espirais. Foi constatado que são geradas por dois fenômenos conhecidos por terráqueos: ventos polares de alta altitude, que coordenam o clima no nosso planeta, e a força inercial de Coriolis gerada pela rotação da Terra.

Curiosamente, os cálculos demonstram que as espirais deveriam existir na atmosfera de Vênus constantemente, mas não é assim: apareceram e desapareceram periodicamente e a causa ainda é desconhecida.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …