Astrônomos descobrem nuvens gigantes “escondidas” em Vênus há 35 anos

Uma equipe de astrônomos encontrou nuvens venenosas, com gotas de ácido sulfúrico em sua formação, em meio à densa atmosfera de Vênus.

Curiosamente, essas nuvens já estavam presente na atmosfera venusiana há pelo menos 35 anos, mas jamais foram observadas antes. A descoberta foi publicada em um artigo na revista científica Geophysical Research Letters.

O estudo foi liderado pela JAXA, a agência espacial japonesa, que já havia identificado algo semelhante: entre 2016 e 2018, a sonda orbital Akatsuki captou imagens infravermelhas da metade escura do planeta.

Então, um time de pesquisadores liderados pelo físico Javier Peralta notou uma formação que se parecia muito com uma enorme onda atmosférica. A formação dessa vez é bem mais profunda do que qualquer onda atmosférica já observada em Vênus, e ocorre na camada que causa o efeito estufa por lá.

Uma análise feita junto de estudos anteriores mostrou que, na verdade, essa disrupção é recorrente, mas não é observada desde 1983: isso aconteceu porque os astrônomos “precisavam de acesso a uma grande e crescente coleção de imagens de Vênus coletadas nas últimas décadas com diferentes telescópios” explica Pedro Machado, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço que contribuiu para o estudo.

Assim, eles descobriram que essas nuvens ácidas estão se deslocando pelo planeta em apenas cinco dias a aproximadamente 328 km/h. Essa é a primeira potencial candidata a onda planetária que é encontrada a baixas altitudes, e pode ajudar os astrônomos a estabelecerem uma relação entre a superfície e a dinâmica da atmosfera venusiana como um todo, o que ainda é um mistério.

Essa disrupção atmosférica é um fenômeno meteorológico nunca visto em outros planetas, o que dificulta uma interpretação correta dele; portanto, a disrupção será o foco de estudos futuros.

Enquanto isso, os autores sugerem que essa possa ser a manifestação física de uma onda atmosférica do tipo Kelvin, que se propaga presa na região equatorial de Vênus. Se esse for o caso, isso pode trazer um novo olhar sobre a rotação da atmosfera venusiana, além de ajudar os cientistas a entenderem como o relevo do planeta e as dinâmicas atmosféricas estão relacionados.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …