Astrônomos descobrem nuvens gigantes “escondidas” em Vênus há 35 anos

Uma equipe de astrônomos encontrou nuvens venenosas, com gotas de ácido sulfúrico em sua formação, em meio à densa atmosfera de Vênus.

Curiosamente, essas nuvens já estavam presente na atmosfera venusiana há pelo menos 35 anos, mas jamais foram observadas antes. A descoberta foi publicada em um artigo na revista científica Geophysical Research Letters.

O estudo foi liderado pela JAXA, a agência espacial japonesa, que já havia identificado algo semelhante: entre 2016 e 2018, a sonda orbital Akatsuki captou imagens infravermelhas da metade escura do planeta.

Então, um time de pesquisadores liderados pelo físico Javier Peralta notou uma formação que se parecia muito com uma enorme onda atmosférica. A formação dessa vez é bem mais profunda do que qualquer onda atmosférica já observada em Vênus, e ocorre na camada que causa o efeito estufa por lá.

Uma análise feita junto de estudos anteriores mostrou que, na verdade, essa disrupção é recorrente, mas não é observada desde 1983: isso aconteceu porque os astrônomos “precisavam de acesso a uma grande e crescente coleção de imagens de Vênus coletadas nas últimas décadas com diferentes telescópios” explica Pedro Machado, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço que contribuiu para o estudo.

Assim, eles descobriram que essas nuvens ácidas estão se deslocando pelo planeta em apenas cinco dias a aproximadamente 328 km/h. Essa é a primeira potencial candidata a onda planetária que é encontrada a baixas altitudes, e pode ajudar os astrônomos a estabelecerem uma relação entre a superfície e a dinâmica da atmosfera venusiana como um todo, o que ainda é um mistério.

Essa disrupção atmosférica é um fenômeno meteorológico nunca visto em outros planetas, o que dificulta uma interpretação correta dele; portanto, a disrupção será o foco de estudos futuros.

Enquanto isso, os autores sugerem que essa possa ser a manifestação física de uma onda atmosférica do tipo Kelvin, que se propaga presa na região equatorial de Vênus. Se esse for o caso, isso pode trazer um novo olhar sobre a rotação da atmosfera venusiana, além de ajudar os cientistas a entenderem como o relevo do planeta e as dinâmicas atmosféricas estão relacionados.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus: Reino Unido proíbe entrada de viajantes vindos da América do Sul e de Portugal por variante encontrada no Brasil

Chegadas ao Reino Unido da América do Sul e Portugal serão proibidas a partir de sexta-feira (15/01) devido a preocupações com a variante brasileira do coronavírus. O secretário de transportes, Grant Shapps, disse que a mudança …

Vacinação nacional contra a COVID-19 começa no dia 20, às 10h

Ao que tudo indica o Brasil já tem uma data oficial para o início da vacinação, em massa, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a …

"Futuro assustador de extinção em massa" nos espera, elite dos cientistas alerta

O planeta enfrenta um “futuro assustador de extinção em massa, declínio da saúde e distúrbios climáticos” que ameaçam a sobrevivência humana por causa da ignorância e da inação, de acordo com um grupo internacional de …

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …

Coreia do Sul eleva capacidades de combate para conter ameaça norte-coreana

A Coreia do Sul planeja elevar suas capacidades militares para conter as ameaças de mísseis de curto alcance dos norte-coreanos, declarou o Ministério da Defesa sul-coreano. A declaração ocorreu após os norte-coreanos prometerem elevar o arsenal …