Você provavelmente está escovando os dentes de forma errada

Todo mundo conhece a recomendação de escovar os dentes depois das refeições, usar fio dental e evitar consumir muito açúcar. Mas isso é o suficiente para evitar cáries? Confira quatro dicas para melhorar ainda mais sua saúde bucal.

Na hora de escovar

A forma que você escova os dentes faz muita diferença. O ato mecânico de escovar os dentes, língua e bochechas remove a placa dental grudenta que é uma mistura de restos de alimentos, bactérias, os ácidos formados por elas e seus produtos.

A placa se forma naturalmente nos dentes imediatamente depois da mastigação, mas não causa problemas imediatos. Ela leva algumas horas para crescer e danificar os dentes. As bactérias consomem açúcar, produzem ácidos que dissolvem os minerais dos dentes e deixam pequenos poros que não são visíveis ao olho nu. Se o processo não é impedido e esses buraquinhos não são reparados, eles podem virar cáries enormes.

Levar dois minutos para escovar os dentes é uma boa meta para remover a placa. A escovação impede o crescimento das bactérias e estabiliza a presença das espécies que produzem mais ácido.

As escovas elétricas mostram melhores resultados do que escovas manuais. Um estudo de 2014 feito em parceria entre universidades do Reino Unido e da Malásia mostrou que quem usa escova elétrica tem uma redução de 11% nas placas depois de um a três meses de uso quando comparado com pessoas que usam escovas manuais, e uma redução de 21% na placa depois de três meses de uso. Para gengivite, houve uma redução de 6% em quem usou a escova elétrica entre um e três meses, e 11% de redução para quem usou por mais de três meses.

Use pastas com fluoreto e evidenciadores de placa

Grande parte do benefício da escovação vem do uso da pasta. O ingrediente mais importante nela é o fluoreto de sódio, mais conhecido como fluoreto ou apenas flúor, que previne o enfraquecimento dos dentes. O fluoreto previne o enfraquecimento dos dentes ao repor minerais perdidos.

Uma dica ótima para quem tem crianças é comprar evidenciadores de placa bacteriana, uma pastilha vermelha com um tipo de corante que quando mastigado revela onde estão as placas bacterianas para ajudar a criança a melhorar a limpeza bucal.

Cuspa, não enxague

Quando você escova os dentes antes de ir dormir, é melhor cuspir o excesso de pasta de dentes e não enxaguar com água. Isso permite que a concentração de fluoreto continue alta durante a noite uma vez que a taxa de salivação diminui quando você dorme.

Este hábito pode ser difícil de ser mudado, mas você pode reduzir o enfraquecimento dos dentes em 25% se deixar de enxaguar a boca na última escovação.

Não coma ou beba mais nada além de água depois de escovar os dentes à noite. Essas informações vem de estudos reunidos no Guia Nacional Clínico de cuidados bucais infantis do governo da Escócia

Limite as doses de açúcar a 4 por dia

Açucares encontrados nas frutas não costumam causar problemas para os dentes, mas açúcares de doces, salgadinhos, bebidas açucaradas e o açúcar refinado que você adiciona no café ou no chá devem ser limitados a quatro doses por dia.

Conte quantas doses você consome por dia. Pense no café, suco industrializado, sobremesa e lanches entre as refeições. Se o seu consumo de açúcar for maior que quatro doses por dia, pense em tirar o açúcar das bebidas quentes e trocar os lanches industrializados por frutas. A Organização Mundial da Saúde recomenda o limite de oito colheres de chá de açúcar por dia para crianças com mais de 11 anos e adultos, o equivalente a 30g.

As bactérias adoram açúcar por ser fácil de processar e metabolizar. É desta reação que vem o ácido que danifica os dentes.

Resumindo: escove os dentes com pasta com fluoreto, cuspa e não enxague antes de dormir, não coma nada depois da última escovação, e limite o açúcar em bebidas e lanchinhos. Seus dentes vão virar fortes e brilhantes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …