Pesquisadores britânicos descobriram que consumir bebidas ácidas, como chás de frutas e águas aromatizadas, pode corroer os dentes e prejudicar o esmalte.
Uma equipe de cientistas da Universidade King’s College, em Londres, no Reino Unido, descobriu que consumir esse tipo de bebida entre as refeições e saboreá-las durante muito tempo aumenta o risco de erosão dentária por causa do ácido.
O estudo foi publicado na semana passada no British Dental Journal e pesquisou a dieta de 300 pessoas com erosão dentária severa, relata a BBC.
Concentrados, chás de frutas, bebidas diet, bebidas com açúcar e águas aromatizadas, todas contêm ácidos e podem corroer os dentes, concluiu o estudo. E a situação piora quando se passa muito tempo bebendo e saboreando essas bebidas na boca, antes de as engolir.
Refrigerantes sem açúcar são quase tão erosivos quanto os que contêm açúcar, explicam os pesquisadores. Vinagre e conservas também podem levar à erosão dentária.
“Se tomamos as bebidas durante longos períodos de tempo, por mais de cinco minutos, por exemplo, ou se brincamos com a fruta nos dentes antes de comê-la, pode-se deteriorar os dentes”, refere Saoirse O’Toole, do Instituto Dentário do King’s College, uma das autoras do estudo.
“Depois de comer uma maçã, tente não comer nada muito ácido mais tarde no dia”, recomenda O’Toole. “Se beber vinho à noite, não beba chá de frutas de manhã. É só equilibrar a dieta”, afirma.
Bebidas e refeições
Os pesquisadores descobriram que pessoas que bebem água com uma rodela de limão ou chá quente de frutas entre as refeições tinham mais de 11 vezes de possibilidades de ter erosão dentária média ou severa. Esse número caía para metade quando as bebidas eram ingeridas durante as refeições.
Segundo Russ Ladwa, do comitê de saúde e ciência da Associação Dentária Britânica, ingerir bebidas ácidas durante uma refeição minimiza os danos porque mastigar comida aumenta a produção de saliva, que é alcalina e amortece a acidez.
“Devíamos promover o consumo em shots das bebidas, sem saboreá-las durante um longo período, e limitar os refrigerantes ao momento das refeições”, aponta Ladwa. O uso de canudos também pode evitar que o ácido das bebidas entre em contato com os dentes.
Ladwa recomenda beber água e bebidas nutritivas como leite, além de alimentos que neutralizam o ácido, como queijo. Uma pesquisa anterior já tinha demonstrado que a maioria das crianças e adolescentes, no Reino Unido, tem perda de dentes devido à erosão dentária.
O problema também é reconhecido como uma das maiores causas de danos nos dentes em gerações mais velhas.
O que é a erosão dentária?
A erosão dentária é a perda progressiva do revestimento dentário devido a processos químicos que não envolvem ação bacteriana.
A acidez dos alimentos e bebidas é mais relevante para a erosão do que o açúcar – as bactérias, em conjunto com o açúcar, provocam cáries, não erosão.
Dieta, estilo de vida, o ambiente e, em alguns casos, medicações podem aumentar os riscos de erosão dentária. Já usar uma pasta de dentes com flúor, um enxaguante bucal e mudar a dieta pode reduzir o risco de erosão.
Não sei qual foi o “redator” que deu este título ao artigo. Se ele tivesse se dado ao trabalho de estudar o assunto teria aprendido que o limão é ALCALINO e é o MAIOR COMBATENTE do ácido. Confundir azedo com ácido é desinformar os leitores. Vamos exemplificar: quando se prepara um sorvete de abacaxi, PARA SE ELIMINAR A ACIDEZ, usamos o limão tahiti, assim como para as demais frutas ácidas.
O limão é utilizado para combater a acidez. Aliás, toda a matéria dessa tal “pesquisa” é eivada de erros, propositais ou não. Uma pena. E olhe que citam : limitar os refrigerantes ao momento das refeições, ao invés de PROIBI-LOS, antes , durante e depois das refeições. Ninguém merece !