Beber água com limão pode corroer os dentes

Pesquisadores britânicos descobriram que consumir bebidas ácidas, como chás de frutas e águas aromatizadas, pode corroer os dentes e prejudicar o esmalte.

Uma equipe de cientistas da Universidade King’s College, em Londres, no Reino Unido, descobriu que consumir esse tipo de bebida entre as refeições e saboreá-las durante muito tempo aumenta o risco de erosão dentária por causa do ácido.

O estudo foi publicado na semana passada no British Dental Journal e pesquisou a dieta de 300 pessoas com erosão dentária severa, relata a BBC.

Concentrados, chás de frutas, bebidas diet, bebidas com açúcar e águas aromatizadas, todas contêm ácidos e podem corroer os dentes, concluiu o estudo. E a situação piora quando se passa muito tempo bebendo e saboreando essas bebidas na boca, antes de as engolir.

Refrigerantes sem açúcar são quase tão erosivos quanto os que contêm açúcar, explicam os pesquisadores. Vinagre e conservas também podem levar à erosão dentária.

“Se tomamos as bebidas durante longos períodos de tempo, por mais de cinco minutos, por exemplo, ou se brincamos com a fruta nos dentes antes de comê-la, pode-se deteriorar os dentes”, refere Saoirse O’Toole, do Instituto Dentário do King’s College, uma das autoras do estudo.

“Depois de comer uma maçã, tente não comer nada muito ácido mais tarde no dia”, recomenda O’Toole. “Se beber vinho à noite, não beba chá de frutas de manhã. É só equilibrar a dieta”, afirma.

Bebidas e refeições

Os pesquisadores descobriram que pessoas que bebem água com uma rodela de limão ou chá quente de frutas entre as refeições tinham mais de 11 vezes de possibilidades de ter erosão dentária média ou severa. Esse número caía para metade quando as bebidas eram ingeridas durante as refeições.

Segundo Russ Ladwa, do comitê de saúde e ciência da Associação Dentária Britânica, ingerir bebidas ácidas durante uma refeição minimiza os danos porque mastigar comida aumenta a produção de saliva, que é alcalina e amortece a acidez.

“Devíamos promover o consumo em shots das bebidas, sem saboreá-las durante um longo período, e limitar os refrigerantes ao momento das refeições”, aponta Ladwa. O uso de canudos também pode evitar que o ácido das bebidas entre em contato com os dentes.

Ladwa recomenda beber água e bebidas nutritivas como leite, além de alimentos que neutralizam o ácido, como queijo. Uma pesquisa anterior já tinha demonstrado que a maioria das crianças e adolescentes, no Reino Unido, tem perda de dentes devido à erosão dentária.

O problema também é reconhecido como uma das maiores causas de danos nos dentes em gerações mais velhas.

O que é a erosão dentária?

A erosão dentária é a perda progressiva do revestimento dentário devido a processos químicos que não envolvem ação bacteriana.

A acidez dos alimentos e bebidas é mais relevante para a erosão do que o açúcar – as bactérias, em conjunto com o açúcar, provocam cáries, não erosão.

Dieta, estilo de vida, o ambiente e, em alguns casos, medicações podem aumentar os riscos de erosão dentária. Já usar uma pasta de dentes com flúor, um enxaguante bucal e mudar a dieta pode reduzir o risco de erosão.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não sei qual foi o “redator” que deu este título ao artigo. Se ele tivesse se dado ao trabalho de estudar o assunto teria aprendido que o limão é ALCALINO e é o MAIOR COMBATENTE do ácido. Confundir azedo com ácido é desinformar os leitores. Vamos exemplificar: quando se prepara um sorvete de abacaxi, PARA SE ELIMINAR A ACIDEZ, usamos o limão tahiti, assim como para as demais frutas ácidas.
    O limão é utilizado para combater a acidez. Aliás, toda a matéria dessa tal “pesquisa” é eivada de erros, propositais ou não. Uma pena. E olhe que citam : limitar os refrigerantes ao momento das refeições, ao invés de PROIBI-LOS, antes , durante e depois das refeições. Ninguém merece !

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mistura inusitada de amônia e água cria raios superficiais e granizos em Júpiter

Júpiter, o maior gigante gasoso do Sistema Solar, é um lugar coberto por tempestades estranhas. O que os cientistas ainda não sabiam é que no meio dessas tormentas, existem raios de natureza bem diferente dos …

Emocionante avanço da teoria para a realidade: bizarro efeito quântico é observado

No núcleo toda estrela anã branca — o denso resto de uma estrela que queimou todo seu combustível — existe um fenômeno quântico enigmático: enquanto ganha massa ela reduz de tamanho chegando a um ponto …

Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes. A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos …

Coronavírus: Exportações devem cair mais de 20% na América Latina, diz ONU

As exportações da América Latina e do Caribe podem cair mais de 20% em 2020 devido às consequências da pandemia do coronavírus, que também terá um impacto negativo nas importações, disse uma agência da …

O que é nitrato de amônio, que pode provocar explosões como a de Beirute?

A recente tragédia no país árabe trouxe de novo à tona preocupações sobre o armazenamento do perigoso material, tornando necessário saber como esses incidentes ocorrem para os prevenir. A explosão de nitrato de amônio em Beirute, …

Astrônomos descobrem nuvens gigantes "escondidas" em Vênus há 35 anos

Uma equipe de astrônomos encontrou nuvens venenosas, com gotas de ácido sulfúrico em sua formação, em meio à densa atmosfera de Vênus. Curiosamente, essas nuvens já estavam presente na atmosfera venusiana há pelo menos 35 anos, …

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …