Europa vota e salva a Internet (pelo menos por enquanto)

Pietro Naj-Oleari / European Parliament

O Parlamento Europeu votou contra a proposta legislativa que iria alterar as regras sobre os direitos autorais na internet no território da União Europeia. A rejeição adia o debate do tema para a próxima sessão legislativa, entre 10 e 13 de setembro.

“O Parlamento Europeu não vai, nem quer, acabar com a internet”, garantiu Axel Voss, relator da proposta de revisão das regras de direitos autorais nas plataformas digitais, na manhã desta quarta-feira (4), em coletiva de imprensa, em Bruxelas, que antecedeu a votação da legislação que promete mudar a internet para sempre.

Mas, por enquanto, a alteração das regras sobre os direitos autorais na internet não avança, dado que o Parlamento Europeu votou contra a proposta legislativa. A rejeição desta quinta-feira (5) adia para a próxima sessão legislativa o debate e aprofundamento do tema, informa o português Jornal de Negócios.

Já segundo o Diário de Notícias, a votação foi de 318 votos a favor e 278 contra. A lei foi assim devolvida à comissão de assuntos jurídicos para que o texto seja melhorado.

A comissão fica assim impedida de avançar nas negociações com outras instâncias europeias sobre a proposta que configura uma grande mudança nas regras da internet. Em setembro, o tema poderá voltar a ser abordado de forma mais abrangente.

A proposta tem sido alvo de muita polêmica e, segundo a deputada francesa Virgine Rozière, levou mesmo a “ameaças de morte”, escreve a rádio portuguesa Renascença.

Jean-Marie Cavada, da Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa, acusa as grandes empresas digitais de divulgarem informações falsas. “Estão falando de liberdade, mas pensando em dinheiro”, acusa.

Por sua vez, Virginie Rozière acusa o Google de ter pressionado os jornais que financia a publicar as razões pelas quais o artigo 11º e o artigo 13º da legislação europeia (os dois artigos mais polêmicos) deviam ser rejeitados. E rejeita, ainda, que as novas regras são sinônimo de censura.

O objetivo da proposta, frisa a deputada, é regular grandes plataformas, como o YouTube. Rozière dá o exemplo francês: esse site reúne cerca de 80% do consumo de música em streaming, mas representa menos de 3% das receitas para os artistas – uma concorrência “desleal” para plataformas como o Spotify,  que dá uma percentagem das receitas aos detentores dos direitos autorais.

Além de implicar que empresas como o Google, YouTube ou Facebook tivessem que compartilhar suas receitas com os autores, a proposta em cima da mesa visava também a instalação de filtros contra a pirataria.

Em sinal de protesto, Wikipédia suspende serviço

Em protesto contra a reforma da diretiva europeia sobre os direitos autorais, a Wikipédia – as edições nas línguas espanhola e italiana – estiveram suspensas, sem possibilidade de acesso até a hora da votação.

Segundo o Diário de Notícias, a comunidade espanhola da Wikipédia afirma que a proposta, caso aprovada, “prejudicará significativamente a internet aberta que conhecemos hoje”, ao “ameaçar a liberdade online e impor novos filtros, barreiras e restrições no acesso”.

A própria Wikipédia fica em risco“, declarou, explicando o encerramento temporário da plataforma, como forma de alertar as pessoas. A edição italiana também esteve fechada desde terça-feira (3), em protesto.

Ainda assim, alguns dos eurodeputados responsáveis pela iniciativa afirmaram, em coletiva de imprensa, que “a Wikipédia está errada, porque a proposta afetará apenas páginas de internet para fins comerciais”.

De acordo com o jornal, a Fundação Wikimedia (organização sem fins lucrativos que promove a Wikipédia) colocou na sua página em inglês um alerta com informação sobre a nova legislação e meios para entrar em contato com os eurodeputados.

A versão em português não tem qualquer referência ao tema.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Hospitais norte-americanos se unem e criam farmacêutica para baixar preços de medicamentos

Mais de 120 hospitais americanos estão criando uma empresa farmacêutica sem fins lucrativos para diminuir os preços dos remédios. Em 2019, a empresa espera ter seus primeiros produtos no mercado. A nova farmacêutica, Civica Rx, criada …

Astrônomos descobrem “Vulcano”, o planeta de Spock

Astrônomos norte-americanos descobriram um exoplaneta com características muito semelhantes às de “Vulcano”, o planeta de origem de Spock, o inesquecível personagem da famosa série Star Trek. Localizado a 16 anos-luz da Terra, o novo planeta orbita …

Trump ameaça paralisar governo se não houver dinheiro para o muro

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira (21) travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por não prever financiamento para construir o desejado muro na fronteira com …

Bolsonaro passa por cirurgia para drenagem de líquido no abdômen

O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, internado em unidade semi-intensiva, passou por um procedimento para drenagem de líquido que estava ao lado do intestino, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, em …

Temer, Moreira e Padilha devem depor em processo sobre suposta organização criminosa

O juiz Vallisney de Oliveira, juiz da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, convocou o presidente Michel Temer como testemunha em um processo que investiga se uma suposta organização criminosa agiu na Petrobras. Além do …

TSE pretende tornar público o código fonte das urnas eletrônicas

Durante um evento de segurança que ocorreu em São Paulo na quarta-feira (19), Rodrigo Coimbra, chefe da seção de voto informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou que faz parte do planejamento do órgão tornar …

Brasileiras triplicam busca por congelamento de óvulos para adiar maternidade

Desde criança, a publicitária Camila Alvarenga de Paula Pinto, hoje com 37 anos, alimenta uma certeza na vida: quer ser mãe. Ela tem como referência a sua própria mãe, Denise, que teve três filhos e …

Brasileiros poderão receber remessas do exterior diretamente em reais

A partir de 1º de novembro, os brasileiros poderão receber, em reais, remessas enviadas do exterior por parentes e amigos, definiu o Banco Central (BC). Em circular publicada nesta quinta-feira (20), a autoridade monetária regulamentou as …

Detergentes podem contribuir para excesso de peso em crianças

Os produtos habitualmente utilizados na limpeza da casa podem promover alterações na microbiota intestinal (antes conhecida por flora intestinal) e provocar o excesso de peso em crianças. A conclusão é de um novo estudo realizado …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e teve muito amor envolvido)

O que acontece quando um polvo consome drogas, mais precisamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de descobrir. De acordo com o Science Alert, a equipe de pesquisadores deu MDMA, substância psicoativa também conhecida por ecstasy, …