Mistério da Beagle 2 em Marte poderá ter sido desvendado com poucos pixeis

Beagle 2 / JPL / NASA

-

A Beagle 2 seria a primeira sonda Europeia a pousar em Marte, mas a sua chegada ao planeta vermelho no Natal de 2003 foi acompanhada por um total silêncio que tem intrigado os cientistas desde então.

Agora, podemos finalmente saber o que terá acontecido, graças a uns poucos pixels captados uma década mais tarde pelo Mars Reconnaissance Orbiter da NASA.

A câmara HiRISE, a mesma que ajudou a confirmar o recente despenhamento do módulo da ExoMars, conseguiu detectar aquilo que se pensava ser a Beagle, mas mesmo sua alta resolução não era suficiente para perceber o que teria acontecido com a Beagle 2.

Até que, enfim, um cientista se lembrou de tentar usar as múltiplas fotos captadas em diferentes dias e com inclinações diferentes do Sol, para tentar extrair informação adicional.

University of Arizona / University of Leicester / Beagle 2 / JPL / NASA

-

Numa série como o CSI, seria possível fazer zoom sobre os poucos pixels para ver em detalhe como a Beagle 2 estava, mas na vida real as coisas são bem mais complicadas – mas não menos impressionantes.

Com a informação recolhida, os cientistas fizeram diversas simulações para tentar perceber qual a disposição da sonda que melhor se encaixava nos pixels obtidos:

-

O resultado parece comprovar que o mais provável é que Beagle 2 tenha pousado com sucesso, mas falhado no processo de abertura de seus painéis solares, e em vez dos quatros painéis tenha conseguido abrir apenas três.

Isto explicaria a ausência de comunicações, pois só depois de os quatro painéis estarem completamente abertos é que a antena para as comunicações seria estendida.

Ao contrário do módulo Schiaparelli, que se despenhou em Marte em grande estilo, o Beagle 2 se tornar assim num caso ainda mais frustrante, pois terá aterrado corretamente e estaria pronto para funcionar como planeado.

Contudo, a simples não abertura de um painel solar colocou um ponto final prematuro na sua missão.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …