Pesquisadores da Universidade Zhejiang (China) criaram um gel que imita o esmalte dos dentes, fazendo-os se repararem sozinhos. Esse produto pode significar o fim das obturações dentárias.
O esmalte é a camada dura e protetora que fica do lado de fora dos dentes. Ela se desgasta naturalmente (seja por ácido bucal, mastigação etc.), o que pode levar a cavidades que precisam de obturações.
A ideia dos pesquisadores para evitar esse problema foi fabricar um gel contendo cálcio e fosfato, os blocos de construção do esmalte real, a fim de incentivar os dentes a se “autorrepararem”.
O gel foi testado em dentes humanos removidos de pacientes, danificados com ácido e colocados em um ambiente projetado para se assemelhar à boca humana. Durante um período de 48 horas, o gel estimulou o crescimento de um novo esmalte. Usando microscopia, os pesquisadores confirmaram que ele possuía o mesmo arranjo altamente ordenado de cristais de cálcio e fosfato que o esmalte comum.
Agora, a equipe está testando o gel em ratos para garantir que os produtos químicos são seguros, para em seguida poderem experimentá-lo em pessoas.
Próximos passos
Essa não é a primeira vez que um estudo tenta reparar o esmalte dentário com misturas de cálcio e fosfato, mas experiências anteriores se apoiaram em aglomerados de partículas maiores, que acabaram não aderindo muito bem à superfície do dente.
O novo revestimento de esmalte do estudo tinha apenas 3 micrômetros de espessura, no entanto – o que é cerca de 400 vezes mais fino que o esmalte comum não danificado.
Apesar disso, os cientistas creem que o gel pode ser aplicado repetidamente para criar uma camada firme de reparo.
Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica Science Advances.
// HypeScience