Casa Branca diz que não vai colaborar com inquérito

A Casa Branca informou nesta terça-feira (08/10) que não pretende cooperar com o inquérito de impeachmentque pesa contra o presidente Donald Trump, classificando a apuração como “sem base”, “inconstitucional” e “ilegítima”.

A afirmação foi feita em um comunicado oficial de oito páginas enviado à presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi. “Suas ações sem precedentes deixaram o presidente sem escolha“, disse na carta o advogado e conselheiro de Trump, Pat Cipollone.

“Para cumprir seus deveres com o povo americano, a Constituição, o Poder Executivo e todos os futuros ocupantes da presidência, o presidente Trump e seu governo não podem participar de seu inquérito partidário e inconstitucional sob essas circunstâncias”.

Cipollone ainda argumentou que o inquérito, que apura denúncias envolvendo uma conversa de Trump com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, é “inválido” porque a Câmara não efetuou uma votação formal antes de abrir um inquérito de impeachment.

Pelosi anunciou a abertura do inquérito oficial de impeachment no final de setembro, com base nas investigações que tramitam em vários comitês parlamentares, mas o plenário da Câmara não realizou uma votação formal sobre o tema.

A carta foi tornada pública pouco depois de Trump impedir que o embaixador americano na União Europeia (UE), Gordon Sondland, se apresentasse na Câmara para prestar depoimento no âmbito do inquérito. Sondland é considerado uma peça-chave no caso e já se suspeita que ele teria participado da pressão de Trump sobre a Ucrânia para que o país europeu investigasse Joe Biden, ex-vice-presidente dos EUA e pré-candidato à presidência pelo Partido Democrata nas eleições de 2020.

O depoimento de Sondland estava marcado para esta terça-feira, mas Trump decidiu vetá-lo. “Eu adoraria enviar o embaixador Sondland, um homem realmente bom e grande americano, para testemunhar”, disse o presidente, em sua conta no Twitter. “Mas infelizmente ele testemunharia diante de um tribunal canguru totalmente comprometido, onde os direitos aos republicanos foram retirados e fatos verdadeiros não foram levados ao público”, completou.

Por sua parte, Robert Luskin, advogado do diplomata, disse em um comunicado que “o embaixador Sondland está profundamente decepcionado por não poder testemunhar hoje”. Sondland havia concordado em depor, sem a necessidade de intimação,

Após o bloqueio, os chefes dos três comitês da Câmara que ouviriam o diplomata (Relações Exteriores, Inteligência e Supervisão) anunciaram que pretendem apresentar uma intimação para que Sondland compareça e apresente seu depoimento. “Nós consideramos que essa interferência é uma obstrução do processo de impeachment”, disseram os representantes dos três comitês, em comunicado.

O caso que ameaça o governo Trump estourou em setembro, quando a imprensa revelou que um informante denunciou Trump por pressionar o governo da Ucrânia a investigar um rival democrata, implicando que o presidente americano procurou ajuda externa para interferir nas eleições do próprio país.

Em um telefonema no final de julho, Trump pediu repetidamente para que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky tomasse providências para investigar o ex-vice-presidente americano Joe Biden e seu filho, Hunter.

Trump e seus aliados vêm acusando, sem provas, que o ex-vice teria pressionado pela demissão de um procurador-geral do país europeu para arquivar potenciais investigações contra seu filho, que é membro do conselho de uma empresa de gás ucraniana. Uma transcrição da conversa foi finalmente divulgada pela Casa Branca no final de setembro, confirmando que Trump abordou o caso de Biden com Zelensky.

O americano também pediu que Zelensky entrasse em contato com o procurador-geral dos EUA, William P. Barr, e com seu advogado pessoal, Rudy Giuliani, para discutir medidas em uma potencial investigação contra Biden.

Embora o americano não tenha feito nenhuma promessa específica a Zelensky em troca da colaboração, ele disse em diversos momentos que os Estados Unidos “fazem muito pela Ucrânia”. A imprensa americana e a oposição democrata especulam que o republicano tenha montado um cenário de pressão econômica para conseguir a colaboração do ucraniano.

Uma semana antes do telefonema, Trump havia suspendido uma ajuda militar de cerca de 250 milhões de dólares para a Ucrânia, que trava uma guerra em seu território contra forças apoiadas pela Rússia. Em 11 de setembro, mais de um mês após a conversa, a verba foi descongelada.

O informante ainda denunciou que membros da Casa Branca ordenaram que a transcrição da conversa de Trump com o ucraniano fosse acobertada. Segundo a denúncia, os funcionários da Casa Branca se deram conta do potencial comprometedor da transcrição da ligação e ordenaram que o conteúdo não fosse armazenado no servidor padrão para esse tipo de material. Em vez disso, a transcrição acabou sendo salva em um sistema separado, reservado para informações de acesso restrito.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …