O gigante do fast-food McDonald’s apresentou resultados em baixa em seu balanço do terceiro trimestre deste ano. A desaceleração da rede é vista como uma consequência das mudanças de hábitos dos consumidores, cada vez mais interessados em hambúrgueres vegetarianos.
O fabricante do Big Mac registrou um recuo de 1,8% em seus lucros líquidos no terceiro trimestre e seu faturamento cresceu apenas 1,4%. Diante dessa performance, as ações da empresa caíram 3% nesta terça-feira (22).
Os resultados mostram que McDonald’s perde terreno diante de seus concorrentes em grandes mercados, como nos Estados Unidos, onde Burger King e Yum Brands têm cada vez mais espaço.
Segundo os especialistas, uma das razões é o fato de que os dois rivais propõem hambúrgueres vegetarianos há meses, enquanto o gigante do setor começou a testar as primeiras receitas sem carne apenas em setembro passado.
O projeto é realizado em parceria com a start-up vegana Beyond Meat, que já propõem produtos vegetarianos no Canadá. Além disso, McDonald’s também fez alguns testes do gênero na Alemanha, em colaboração com a Nestlé.
Mesmo se não aderiu à moda dos lanches vegetarianos, a empresa do Big Mac, que tem 38 mil lanchonetes em cerca de 100 países, se lança em outros projetos para tentar manter a liderança no setor. O grupo investe no serviço de entrega a domicílio McDelivery, além de ter multiplicado as parcerias com entregadores como UberEats, DoorDash e GrubHub.
Já no Brasil, onde a rede inaugurou sua milésima unidade na semana passada, o projeto do momento é o lançamento de um “pão de queijo burger”.
// RFI