Traços de vida em Vênus? Cientistas russos põem ponto final no mistério

NASA

Vênus

Cientistas russos, analisando dados de colegas estrangeiros sobre a presença de possível traço de vida, o gás fosfina, na atmosfera de Vênus, concluíram que o gás foi confundido com dióxido de enxofre.

Em setembro de 2020 foi revelado que cientistas britânicos e norte-americanos descobriram na atmosfera de Vênus a fosfina, um gás tóxico incolor, que pode ser de origem biológica. Na Terra, este gás é emitido por algumas bactérias para subsistência.

Em outubro, a publicação científica foi removida do site do observatório ALMA, no Chile, para verificação de dados depois de erro ser encontrado. No fim de janeiro, os cientistas da Universidade de Washington, EUA, confirmaram que seus colegas confundiram a fosfina com dióxido de enxofre.

O vice-diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais da Academia de Ciências da Rússia, Oleg Korablyov, afirmou que já havia vários artigos refutadores da presença de fosfina na atmosfera de Vênus.

Em particular, cientistas holandeses informaram que no processamento dos dados do observatório ALMA foi usada uma versão errada de software, o que impossibilitaria o reconhecimento das observações como estatisticamente confiáveis.

Korablyov destacou que os pesquisadores russos, durante a primeira análise dos dados dos colegas estrangeiros, também chegaram a pensar poder haver fosfina na atmosfera de Vênus.

“Mas depois aplicamos o modelo atmosférico com mais atenção, em conformidade com pensamento convencional sobre Vênus, sua incisão vertical, e, enfim, tivemos uma impressão similar de que, tirando o dióxido de enxofre, nessa região não há mais nada para explicar esses dados”, afirmou o cientista russo.

Korablyov acrescentou ser necessários estudos adicionais, por isso o proposto programa russo de pesquisa de Vênus não deve ser alterado.

“Uma atmosfera, especialmente tão complexa como a de Vênus, é rica e possui muitos enigmas. E esses gases pequenos em quantidades de traços na atmosfera podem fornecer informação sobre completamente diferentes características de planetas. Isso, ao contrário, é um bom exemplo de que precisamos estudar Vênus mais com o uso de métodos mais precisos”, concluiu.

O programa russo de pesquisa de Vênus inclui três missões, em 2029, 2031 e 2034, para estudar superfície, atmosfera, estrutura interna e plasma do planeta.

Ciberia // Sputnik

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …