PF indicia Lula e mais 3 por doações feitas pela Odebrecht a instituto

Juca Varella / ABr

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A PF indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras três pessoas por corrupção e lavagem de dinheiro pelo recebimento de doações da Odebrecht ao Instituto Lula, que segundo o inquérito seriam propinas.

O valor da transferência seria de R$ 4 milhões, feitos entre dezembro de 2013 e março de 2014, quando o petista não era mais presidente. Além de Lula, foram indiciados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antonio Palocci e o presidente do Instituto, Paulo Okamotto. O empresário Marcelo Odebrecht foi indiciado por corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

De acordo com o delegado Dante Pegorano Lemos, os recursos transferidos pela empresa sob a rubrica de “doação” teriam sido movimentados por uma conta-corrente informal de propinas, que Palocci manteria com Odebrecht.

Segundo o relatório do inquérito, o dinheiro ao Instituto Lula saiu da chamada “Planilha Italiano”, codinome do ex-ministro no alegado setor de propinas da empreiteira.

O delegado também citou delações feitas por executivos da Odebrecht, por exemplo Alexandrino Alencar, além do próprio Marcelo Odebrecht. Em seu depoimento, Alencar disse que tinha conhecimento de uma contabilidade paralela do grupo Odebrecht para pagamentos ao PT e ao ex-presidente.

Em entrevista recente publicada pelo jornal O Globo, o ex-presidente da empreiteira minimizou a importância do suposto Departamento de Operações Estruturadas da companhia, que seria destinada ao pagamento de subornos.

“Isso é folclore. Esse tal departamento de propina nunca existiu. A verdade é menos espetaculosa. Desde os anos 1980, bem antes de meu ingresso na empresa como estagiário, havia pessoas na Odebrecht que apoiavam os executivos na realização de pagamentos não contabilizados. Eram bônus não declarados para executivos, pagamentos em espécie a fornecedores, especialmente em zonas de conflito, investimentos em que não queríamos aparecer, caixa dois para campanhas, e eventualmente até propinas”, explicou.

A PF não indiciou Lula e os outros envolvidos pelas doações feitas por outras empresas. Agora, os autos serão submetidos ao Ministério Público Federal (MPF), que definirá se fará ou não uma denúncia à Justiça. Caso isso ocorra, um juiz avaliará se abre ou não uma ação penal.

Lula já é réu em processo na primeira instância da Justiça Federal do Paraná que investiga se ele recebeu R$ 12,9 milhões em propina da Odebrecht por meio das compras de um terreno que abrigaria o Instituto Lula, em São Paulo, e uma cobertura vizinha à dele no Edifício Hill House, em São Bernardo do Campo (SP). O processo está em fase final e aguarda a sentença do juiz Luiz Antonio Bonat.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …