Em visita à Índia, Trump é homenageado em evento “Namaste Trump”

Will Oliver / EPA

O presidente americano Donald Trump e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi celebraram, nesta segunda-feira, um comício para 100.000 pessoas em um estádio de críquete. O evento, chamado de “Namaste Trump”, é considerado o momento mais importante da visita oficial de dois dias do chefe de Estado.

A viagem de Trump visa consolidar as relações com um aliado de peso na região para diminuir a influência chinesa, na opinião de Apana Pande, pesquisador do Instituto Hudson, em Washington.

“A Índia fica perto da China, tem um verdadeiro exército, perdeu uma guerra, e vê o país como uma ameaça para seu território. Com a Índia, os Estados Unidos se aliam a um país imenso e de um potencial econômico”, avaliou em entrevista à RFI. Em suas reuniões, os líderes deverão abordar temas econômicos, diplomáticos e no setor da defesa.

A Índia é um dos maiores mercados mundiais e tem o terceiro maior PIB do planeta. Os Estados Unidos, lembra o economista francês Jean-Joseph Boillot, gostariam de vender mais produtos para o país e importar menos – mas o primeiro-ministro indiano não teria o mesmo objetivo.

“O discurso de Narendra Modi, assim como o de Trump, é protecionista”, diz.

Por essa razão, não são esperados grandes anúncios. Os dois países estão em uma guerra comercial desde o ano passado e no momento não se espera um novo acordo. Washington critica o tradicional protecionismo comercial indiano e considera que as empresas americanas não têm acesso suficiente ao mercado do país asiático.

“Recepção fenomenal”

Durante o encontro no “Namaste Trump”, os dois líderes destacaram as boas relações pessoais e de seus países em um momento de tensão comercial no mundo. “A relação entre Índia e Estados Unidos não é apenas a de mais um sócio. É uma relação muito mais profunda e maior”, disse Narendra Modi a Trump, que faz sua primeira visita oficial ao país de 1,3 bilhão de habitantes.

O presidente republicano celebrou a “recepção fenomenal” na Índia. “Estados Unidos amam a Índia. Estados Unidos respeitam a Índia e os Estados Unidos serão sempre um amigo fiel e leal do povo indiano”, disse, elogiando a diversidade cultural do país asiático, assim como seu cinema e os jogadores de críquete.

As arquibancadas do estádio Sardar Patel estavam lotadas quando os dois líderes chegaram ao local. As filas para entrar começaram durante a madrugada. Mas o forte calor da tarde provocou o abandono de quase metade dos espectadores antes do fim do discurso de Trump.

A agenda do presidente americano incluiu, nesta segunda-feira, uma visita em Gujarat, no oeste, terra natal de Modi, que governou a região por muitos anos. Ele também visitou o ashram, local de meditação de Gandhi, e percorreu de limusine diversos pontos da cidade de Ahmedabad, decorados com imensas faixas de boas-vindas.

Em seguida, Trump seguiu de avião para Agra, onde visitará o Taj Mahal com sua esposa Melania, antes de viajar para Nova Délhi para uma série de reuniões e assinaturas de acordos na terça-feira. Muitos indianos acenaram para o presidente americano durante o trajeto.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …