Índia testa com sucesso míssil balístico intercontinental

(cv)

A Índia testou com sucesso um míssil balístico intercontinental de longo alcance (ICBM), anunciou o Ministério da Defesa indiano. O míssil Agni-V, com capacidade nuclear, é considerado o ICBM mais avançado da Índia.

O dispositivo foi lançado nesta quinta-feira (18) de manhã da ilha de Abdul Kalam, ao largo do estado de Odisha (leste da Índia), segundo o governo indiano, que o classificou como um “grande impulso” para as capacidades de defesa do país.

A Índia tem cerca de 120 a 130 ogivas nucleares no seu arsenal, segundo a Federação de Cientistas Americanos, em comparação com os vários milhares que os Estados Unidos da América possuem.

O Agni-V foi testado cinco vezes desde 2012, o mais recente dos quais em dezembro de 2016, um lançamento que causou indignação dos dois principais adversários estratégicos da Índia: Paquistão e China.

As relações entre Pequim e Nova Deli têm sido tensas devido a um conflito sobre a região de Doklam, nos Himalaias.

Analistas citados pela CNN consideram que o míssil poderia ser usado para atacar a China, cujo território se encontra dentro do seu alcance máximo, e argumentam que este ensaio pode ser considerado como “um sinal” a Pequim.

Este teste coincidiu, na Índia, com a visita de Estado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e a realização de uma das conferências geopolíticas mais importantes da Índia.

A Índia, além do Paquistão e da Coreia do Norte, está entre os 13 países que não assinaram o Tratado para a Proibição Completa de Testes Nucleares.

Os EUA, Rússia, China e a Coreia do Norte realizaram ensaios de mísseis balísticos no ano passado, apesar de Pyongyang estar impedida de fazê-lo devido às sanções das Nações Unidas.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …