
Os presidentes do México, Enrique Peña Nieto, e dos Estados Unidos, Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria perdido a paciência em conversa telefônica com seu homólogo mexicano, Enrique Peña Nieto, e a reunião entre os dois líderes está cancelada.
O motivo da discórdia foi o muro na fronteira entre os dois países prometido por Donald Trump em sua campanha eleitoral. O México havia planejado uma visita oficial a Washington em março.
Enrique Peña Nieto teria pedido um reconhecimento público de Trump de que o México não irá pagar pela construção do muro. A demanda teria feito a conversa telefônica de cerca de uma hora terminar de maneira repentina, afirma o jornal Washington Post.
Os mexicanos irão eleger um novo presidente em julho e o polêmico muro deve ser um dos temas da campanha eleitoral. O atual presidente Peña Nieto já afirmou repetidas vezes que não irá pagar pela construção e Trump tem insistido no tema.
“O relacionamento de Donald Trump com o México não tem uma orientação estratégica. Nem sequer é um negócio, é pessoal, orientado por motivações e gatilhos, e esse é um grande problema”, disse o ex-embaixador mexicano nos Estados Unidos, Arturo Sarukhan, ao Washington Post.
Ainda segundo o Post, o que surpreende os mexicanos não é que Donald Trum tenha perdido a paciência e desligado subitamente a chamada com Enrique Peña Nieto, mas porque razão o presidente mexicano pensou, em primeiro lugar, que fazer uma visita aos EUA nessa altura era uma boa ideia.
Ciberia // Sputnik News / Washington Post