Sem aulas para alunos e possível folga aos pais: as medidas da Itália para conter o coronavírus

Simone Venezia / EPA

O governo italiano anunciou o fechamento de todas as escolas e universidades a partir desta quinta-feira (05/03) até o dia 15 de março, dentro do esforço para tentar conter o surto de coronavírus no país, onde o número de mortos aumentou consideravelmente nas últimas 24 horas.

A decisão veio após uma reunião em que a cúpula do governo discutiu uma série de medidas para tentar controlar a disseminação da covid-19, doença causada pelo vírus.

Segundo o jornal La Reppublica, a vice-ministra da Economia, Laura Castelli, afirmou que governo está estudando medidas para permitir que os pais tirem folga do trabalho sem dedução salarial durante esse período.

A Itália é o país da Europa mais afetado pela doença, com 107 mortes até esta quarta-feira (04/03) e mais de 3 mil pessoas infectadas. Uma das preocupações é de que o sistema de saúde do país não dê conta do aumento no avanço da epidemia — o número de mortos, que era de 13 no fim de semana, subiu para 79 na terça-feira e para 107 nesta quarta.

O número de infectados contabilizados oficialmente cresceu de 2,5 mil na terça para cerca de 3.090 na quarta.

Apertos de mão

Segundo uma autoridade de defesa civil ouvida pela agência France Presse, a maioria dos que morreram é de pacientes com idades entre 80 e 90 anos que já sofriam de doenças prévias.

Os casos italianos se concentram sobretudo na região da Lombardia, onde fica Milão, e em áreas vizinhas ao norte, perto das cidades de Bolonha e Veneza.

Mas 21 das 22 regiões italianas já têm registros de casos e, também segundo a France Presse, a percepção é de que o vírus está lentamente se aproximando do sul italiano, mais pobre e menos desenvolvido que o norte.

“Espero que os estudantes possam voltar às aulas em breve“, afirmou a ministra da Educação, Lucia Azzolina, afirmando que a suspensão das aulas foi decidida após consultas com um comitê científico.

Um rascunho de decreto oficial obtido pela agência Reuters indicava que as autoridades italianas pretendiam orientar que as pessoas evitem cumprimentos com beijos ou apertos de mão, na tentativa de limitar o avanço do coronavírus, mas isso não foi confirmado oficialmente até o momento.

Até 3 de março, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), havia 90,8 mil casos do coronavírus registrados em todo o mundo, sendo mais de 80 mil na China e cerca de 10,5 mil nos demais países. A China totalizava até terça 2,9 mil mortes pela doença, e há mais cerca de 200 mortes no restante do mundo.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …