Governo chinês está até “queimando” dinheiro para combater o coronavírus

A briga do governo chinês contra o Covid-19 (também conhecido como “novo coronavírus”) tem colocado diversos órgãos governamentais em alerta, e o governo da China parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença – nem que seja preciso, literalmente, “queimar” dinheiro.

De acordo com um comunicado para a imprensa emitido pelo governo chinês, o Banco Central do país está esterilizando todas as notas e moedas que recebem, utilizando raios ultravioletas (para as notas em papel) ou fornos de alta temperatura (para as moedas), que então são armazenadas por 14 dias para evitar qualquer possibilidade de algum vírus sobrevivente.

Isso seria uma maneira de garantir que não haja transmissão através de operações de saque feitas nas agências ou nos caixas eletrônicos – especialmente se considerar que o vírus pode sobreviver por mais de 7 dias fora do organismo humano.

Além disso, caso o dinheiro tenha vindo de uma área onde a doença está mais concentrada (como, por exemplo, a província de Guangzhou), o banco está não apenas desinfetando, mas sim destruindo esse dinheiro.

Assim, o governo do país está aumentando a impressão de novas notas como forma de suprir essas regiões, e o Banco Central já separou 4 bilhões de yuan (aproximadamente US$ 573 milhões) para substituir as cédulas que foram destruídas na província, garantindo que o dinheiro que circula pelos bancos e caixas eletrônicos da região esteja livre de infecção.

O dinheiro circulando pelas cidades pode ser um grande vetor de doenças, já que, como costuma passar pelas mãos de diversas pessoas, é um lugar onde se pode encontrar uma grande variedade de vírus e bactérias.

Mas, ainda assim, as medidas tomadas pelo governo chinês podem ser daquelas feitas mais para vender a imagem de um governo que está realmente preocupado em combater a doença em todos os fronts do que uma necessidade, já que não há registro de nenhum caso de epidemia de qualquer doença que tenha se iniciado ou se potencializado pela circulação de notas e moedas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …