De novo em campanha e otimista, Trump promete vacina contra coronavírus nos EUA até o final do ano

O presidente americano foi entrevistado neste domingo (3) pela Fox News. No programa, transmitido do Lincoln Memorial em Washington, DC, Donald Trump respondeu a perguntas dos jornalistas e dos telespectadores.

Durante a entrevista, ele martelou a mesma mensagem: o governo fez o seu trabalho nessa crise e chegou a hora de relançar a economia. Trump também disse que os Estados Unidos terão uma vacina contra o coronavírus até o final deste ano.

A Fox News chamou o programa especial com a entrevista de “América juntos; voltando ao trabalho”. A entrevista relançou a campanha por sua reeleição em novembro.

Sentado em frente à famosa estátua de Abraham Lincoln, o presidente defendeu, sem surpresa, a resposta eficaz e rápida de seu governo que permitiu, segundo ele, salvar milhões de vidas. A epidemia deixou até agora mais de 67.600 mortes no país, provocou uma grave crise sanitária e econômica, com o aumento dos pedidos de seguro-desemprego a níveis inéditos.

Fiel a seu estilo, Trump acusou a mídia de ser injusta como ele. O presidente aproveitou o local da entrevista para se comparar a Lincoln, relata a correspondente da RFI em Nova York, Loubna Anaki.

“Tenho direito ao tratamento mais hostil que a imprensa já reservou a um presidente. Acredito que quem viveu uma situação parecida foi este senhor (Lincoln). Todo mundo diz que ele foi muito maltratado. Comigo é pior”, afirmou o chefe de Estado americano.

A entrevista durou duas horas, durante as quais Trump reiterou as mesmas declarações que tem feito nas últimas semanas: a epidemia está sob controle, os Estados recebem toda a ajuda e material necessário, os testes serão disponibilizados em grande escala.

Vacina

O presidente adiantou estar muito confiante na capacidade de o país desenvolver uma vacina contra o coronavirus até o final do ano. Ele reconheceu que se antecipou a seus conselheiros na previsão da descoberta. “Os médicos dirão ‘você não deveria dizer isso’, mas vou dizer o que penso”, afirmou.

Estados Unidos e outros países correm para serem os primeiros a descobrir um tratamento para prevenir a Covid-19. Trump admitiu que ficará feliz mesmo se outro país passar à frente dos pesquisadores dos EUA na descoberta da vacina. “Se for outro país, vou tirar meu chapéu”, disse. “Eu não me importo, só quero receber uma vacina que funcione”, ressaltou.

Questionado sobre os riscos durante os testes em seres humanos em um processo de pesquisa que está sendo muito mais rápido do que o comum, Trump disse “eles são voluntários. Eles sabem no que estão se metendo”.

Imediatamente, a comunidade cientifica relativizou a fala do presidente americano. O ministro alemão da Saúde, Jens Spahn, afirmou nesta segunda-feira (4) que é necessário ser realista e que a descoberta da vacina “pode também levar anos”.

Relançar a economia

O ponto mais abordado por Trump foi a necessidade urgente de relançar a economia dos Estados Unidos. ”Muita gente quer voltar ao trabalho. Vemos manifestações pedindo isso todos os dias, em todo o país”, insistiu. Ele também informou que pedirá a reabertura de escolas e universidades em setembro.

Enquanto a crise no país se aprofunda, o presidente se mostrou otimista e garantiu que a economia voltará a crescer no ano que vem, e talvez até antes disso. “2021 será um ano inacreditável”, concluiu.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …